Flagrante Positivo (Liderança)

Por Marco Fabossi para http://www.blogdofabossi.com.br

Durante uma conversa com líderes, quando falávamos sobre a importância do reconhecimento, um deles comentou que um de seus liderados o procurou para mencionar que ele raramente fazia comentários positivos sobre trabalhos bem executados, mas que era rápido em destacar e apontar os erros que aconteciam, e lhe pediu:

– Eu gostaria muito que você me informasse quando achar que fiz algo bem feito.
– Desculpe, mas este não é o meu jeito de trabalhar – respondeu o líder – Por isso, quando eu não disser nada, entenda que você está indo bem.

Ken Blanchard menciona que uma das principais caraterísticas do líder eficaz é “Flagrar as pessoas fazendo algo certo” e, creia-me, ele está certo! Em contrapartida, o coautor de “As Cinco Linguagens da Valorização Pessoal no Ambiente de Trabalho”, Dr. Paul White, revela em uma de suas pesquisas que 51% dos líderes acreditam ser eficientes em reconhecer os colaboradores, contudo, apenas 17% dizem achar que seus superiores reconhecem seus esforços.

Alguns líderes podem pensar: “Mas não é pra isso que as pessoas são remuneradas? Pra fazer bem as coisas? Fazer bem o trabalho não é mais do que sua obrigação!”. Se você pensa assim, também está certo, porém, não deixe de levar em conta duas coisas muito importantes na liderança:

1 – O líder é responsável por manter o nível de motivação e engajamento das pessoas;
2 – Mesmo que por coisas simples e pequenas, quando reconhecidas verdadeiramente, o nível de motivação das pessoas aumenta, e elas se tornam mais seguras, colaborativas e engajadas.

O Centro de Liderança Criativa (CCL-EUA), que tem influenciado líderes em todo o mundo, recomenda que para cada feedback de correção, o líder faça três feedbacks de reconhecimento. Eu sinceramente não gosto muito dessas “receitas de liderança”, mas vindo do CCL, seria razoável ao menos refletir sobre a mensagem que eles querem transmitir: “As pessoas precisam de reconhecimento!”, portanto, mesmo que este não tenha sido o seu jeito de trabalhar até agora, daqui em diante busque flagrar as pessoas fazendo algo certo e ampliar a quantidade de feedbacks de reconhecimento em seu dia a dia, porque isso certamente contribuirá para melhorar o clima organizacional, aumentar o nível de motivação e engajamento das pessoas e, como consequência, alavancar ainda mais os resultados.

Fonte: http://www.blogdofabossi.com.br/2015/03/flagrante-positivo-lideranca/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *