Conhece-te a ti mesmo !

Por José Rosendo

Trabalhando com a Média Liderança , Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores aprendi a importância da Comunicação Eficaz.

Conviver com pessoas de diferentes regiões e até mesmo do Exterior e se envolver para se conectar com todos que você encontra é gratificante…

Através de uma comunicação eficaz, os grandes líderes constroem confiança ( aliás, um baita valor).

Quando assumi a  Gerência de RH em uma empresa Aeronáutica, fui lançado a vários desafios e até mesmo em Brasília no setor da Indústria e Comércio estive, representando aquela organização…

Comunicar demissão em massa, retorno ao trabalho em função de greves e inserido em outras situações nervosas, fui percebendo a importância da comunicação direta e franca que inspiram “grandeza”.  Aprendi que a minha comunicação pode influenciar os outros sem feri-los e ainda, cultivar novos relacionamentos.

A comunicação pode ser uma habilidade desenvolvida ao longo da vida, como aprendizagem, mas se o seu trabalho e a sua liderança é dependente dele, é melhor você encontrar formas de desenvolver-se em todas as áreas de sua vida.

Muitas pessoas pensam que ser um grande comunicador equivale a ter carisma ou só de pensar que você pode ter um bom relacionamento com alguém, tudo ficará mais fácil…não é assim…nós todos sabemos disto! Liderança carismática pode ser míope. O verdadeiro trabalho da liderança é a credibilidade, integridade e confiança da própria pessoa em se comunicar no dia a dia com aquelas que servem.

– “Ser um grande comunicador se resume em confiar…”

Quando terminou a votação de uma proposta da nossa empresa ao sindicato e à todos os empregados na Igreja Católica daquela cidade, surpreendemos a todos, pedindo a recontagem de votos…  Senti então, após meu curtíssimo pronunciamento, que as pessoas estavam esperando honestidade , integridade no meu pedido.  A comunicação honesta é o que as pessoas estão procurando em um grande líder. Acreditem, é tudo uma questão de confiança.

Pergunte a si mesmo : Como a minha comunicação poderá gerar confiança e credibilidade, não só, com o que eu digo, mas também com relação ao que eu faço… As pessoas vão seguir alguém que fala a verdade e combinam suas ações para confiarem plenamente. Isto é integridade – falar o que pensa e agir como fala…Por último, seja um bom ouvinte.

Comunicador Eficaz não é medido pelo quanto ele diz, mas o quanto ele escutou… Acompanhei todo desenvolvimento da votação, em urna…Ouvir gera confiança, porque você está disposto a ser vulnerável , mantém a calma e procura entender melhor as pessoas.

Costumo dizer que a orelha esquerda do empregado é do Sindicato, a orelha direita é da Empresa…Quando as pessoas se sentem valorizadas, reconhecidas e ouvidas, nossas habilidades de comunicação como um líder se aprimoram.

clube_autor_jose_rosendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *