[av_one_full first]
[av_heading heading=’PLANO DE AÇÃO PARA ADEQUAÇÃO A NR 12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS’ tag=’h1′ color=’meta-heading’ style=’blockquote classic-quote’ padding=’0′]
[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’]
[av_icon_box icon=’ue828′ font=’entypo-fontello’ position=’left’ title=’1. CENÁRIO ATUAL:’ link=” linktarget=”]
A NR 12 é aplicável em todas as atividades econômicas e prevê requisitos mínimos de segurança em máquinas e equipamentos para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Trata-se de uma Norma Regulamentadora complexa e de grande impacto nas empresas, com potencial de gerar grandes investimentos para a sua adequação.
O seu prazo de implantação já se encontra expirado, portanto as empresas que ainda não fizeram as adequações estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos.
Outro agravante é que na eventual ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos, a empresa poderá ser alvo de ações judiciais em função da não adequação das normas gerando maiores passivos trabalhistas.
[/av_icon_box]
[/av_one_full]
[av_heading heading=’Veja os vídeos que o Governo Federal está divulgando na mídia sobre o assunto:’ tag=’h3′ color=’meta-heading’ style=’blockquote modern-quote’ padding=’28’]
[av_one_half first]
[av_video src=’https://www.youtube.com/watch?v=dSJ3pGIcnVI&list=PLSAyE9HVlBfLIlE0-8yRfLdc-3W1gf0X2&index=2′ format=’16-9′ width=’16’ height=’9′]
[/av_one_half][av_one_half]
[av_video src=’https://www.youtube.com/watch?v=W9BpIxPWTx8&index=1&list=PLSAyE9HVlBfLIlE0-8yRfLdc-3W1gf0X2′ format=’16-9′ width=’16’ height=’9′]
[/av_one_half][av_hr class=’invisible’ height=’10’ shadow=’no-shadow’ position=’center’]
[av_textblock]
As principais dificuldades encontradas pelas empresas para se adequarem a NR 12 são a necessidade de estudos e projetos especializados para se dimensionar as adequações necessárias e os elevados investimentos financeiros para a implantação.
Consta na NR 12 a obrigatoriedade por parte do comprador de realizar os treinamentos adequados aos seus funcionários na operação das máquinas e equipamentos além de ter a disposição os respectivos manuais. Este item também apresenta dificuldades no seu cumprimento em função de que diversos fabricantes não fornecem o manual nem o material adequado para o treinamento dos trabalhadores.
Em função destas dificuldades muitas empresas não realizam um planejamento para o cumprimento da NR 12 e estão de fato sujeitas a multas, paralisações de equipamentos e passivos trabalhistas.
[/av_textblock]
[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’]
[av_icon_box icon=’ue828′ font=’entypo-fontello’ position=’left’ title=’2. CENÁRIO PROPOSTO:’ link=” linktarget=”]
Como resultado na Mesa Redonda que foi realizada em 05/11/2014 no Cine Teatro da Prefeitura Municipal de Extrema, com a presença de representantes do SINMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva, SESI, SENAI empresas e fornecedores associados do CLUBE DE RH foi definido um Plano de Ação para que as empresas interessadas possam se organizar em grupo visando obter um cronograma de adequação às normas com custos diferenciados.
O Plano de Ação prevê para as empresas interessadas a elaboração de um Planejamento de adequação a NR 12 , que irá posteriormente gerar um Cronograma Individual de cada empresa conforme as suas necessidades específicas de adequação e ao seu planejamento financeiro de investimentos.
Este Planejamento e Cronograma serão realizados em condições especiais pelo SENAI e SESI, que poderão também se compor com empresas de consultoria especializadas para atender as empresas interessadas com custos diferenciados.
Uma vez que um grupo de empresas tenham manifestado o seu interesse em participar deste Plano de Ação , será protocolado junto a Regional de Pouso Alegre do Ministério do Trabalho o Plano de Ação sendo que o objetivo é que desta forma a empresa minimize os riscos de receber multas e outras penalidades em função de estar seguindo um planejamento para se adequar a NR 12.
Cabe ao CLUBE DE RH divulgar o presente Plano de Ação entre as empresas associadas e do seu relacionamento e encaminhar para o SINMEC que independente de serem empresas filiadas ou de seu ramo de atuação , irá envolver formalmente o SENAI e o SESI para o preparo do Planejamento.
O CLUBE DE RH também estará entrando em contato com os fabricantes de máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas, visando obter os Manuais atualizados e verificar o interesse destas empresas em confeccionar um Treinamento em EAD – Ensino a Distância para que o trabalhador possa ser capacitado na operação das máquinas e equipamentos dos respectivos fabricantes.
[/av_icon_box]
[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’]
[av_icon_box icon=’ue828′ font=’entypo-fontello’ position=’left’ title=’3. PRÓXIMOS PASSOS:’ link=” linktarget=”]
- As empresas interessadas deverão enviar para o Clube de Rh um e-mail para murilo@clubederh.com.br informado o seu interesse em participar do Plano de Ação contendo os seus dados cadastrais básicos
Deverão enviar também uma Planilha Excel contendo o seu Inventário de Máquinas e Equipamentos constando Nome da Máquina/Equipamento, Modelo e Ano , Nome do Fabricante e contato ( Telefone , site, ou e-mail ou endereço ) e informar se possui o Manual de Operação.
[/av_icon_box]
[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’]
[av_icon_box icon=’ue828′ font=’entypo-fontello’ position=’left’ title=’4. TERMO DE ADESÃO:’ link=” linktarget=”]
- Para participar deste Plano de Ação a empresa interessada não precisa ser associada do Clube de RH e a participação é gratuita.
- Os estudos e projetos que estão previstos neste Plano de Ação serão negociados diretamente com o SENAI, SESI e empresas especializadas.
[/av_icon_box]