Clube de RH

Jogo da Empatia

Por Alice Sosnowski: jornalista, empreendedora

empatia

Empatia: De em+phatos(Gr)+ia(estado de alma)
Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Em Marketing: Para compreender melhor o cliente e saber os seus desejos, é necessário ter empatia.

Empatia é uma das ferramentas mais importantes para conviver em família, na vida social e nos negócios. As pessoas têm sentimentos muito diferentes. Cada um com seu histórico de vida, suas crenças e sua forma de ver o mundo reage de maneira diferente a determinadas situações.

Quem já não viu brigas em público por causa de uma diferença no troco, mau atendimento, fila no caixa? Normalmente o problema pode ser resolvido facilmente, mas ninguém sabe se por trás de um desentendimento está um problema de família, de saúde ou de dinheiro. Por isso, trabalhar a empatia exige paciência e a capacidade se colocar no lugar do outro. Difícil né?! Em teoria, então, impossível.

Para ajudar a trabalhar esta habilidade na prática, participei esta semana do workshop “jogo da empatia”, conduzido por Paula Falcão, da empresa KDP-Kepler. A premissa do jogo é desenvolver a empatia em diversas simulações de negócios. São mais de 50 situações de compra, pós-venda e abordagem. Em cada uma delas, nos colocamos no papel de cliente ou fornecedor. Um participante atua como moderador para observar o desenvolvimento da discussão. Ganha o fornecedor que souber se aproximar mais do cliente. E ele só consegue este objetivo se entender a dor e a expectativa de seu interlocutor.

“Pessoas compram de pessoas”, afirmou Paula Falcão, mostrando a importância de trabalhar a empatia para não cair na armadilha de se diferenciar por preço. Nas três horas de workshop conseguimos entender o conceito, visualizar o propósito do jogo, interagir com os colegas e praticar a empatia. Foi um exercício lúdico que trouxe reflexões muito sérias para os negócios.

PS: Durante o workshop, tivemos a oportunidade também de ver o trabalho de facilitação gráfica do jogo, feito em tempo real pela Simone L. Sperhacke. Além de lindo, ajuda muito no processo de aprendizagem.

Para saber mais, veja as fotos da degustação do Jogo da Empatia em: https://www.facebook.com/pa.falcao/media_set?set=a.615597445161866.1073741827.100001348498988&type=1

Read more:http://www.opulodogato.org/jogo-da-empatia/#ixzz4BqF4da5H

19/02 – Palestra: “O Inimigo do Engajamento Profissional”

Apresentação: “Carreira e Remuneração” com Ademir Vital

Palestra: “O Inimigo do Engajamento Profissional” com Helena Steiner (Hay Group).
Temas abordados:• Clima Organizacional
• Impacto do clima nos resultados de negócios
• Tendências em Clima Organizacional

Helena Steiner é Consultora do Hay Group e atua no escritório no Rio de Janeiro. É responsável pela gestão de projetos de clima organizacional através da aplicação de pesquisas, análises, facilitação de workshops e treinamentos e identificação de fatores críticos para que as organizações e seus líderes possam promover a efetividade de seus colaboradores, alavancando resultados de negócios. Atuou na entrega de diversas soluções de negócios com sucesso para clientes dentre as quais: Bradesco Seguros, Natura, Toyota, ArcelorMittal, Localiza Rent a Car, Brasilcap, Soluções Usiminas. Gerencia clientes e a equipe de projeto durante todo o processo de pesquisa com foco em Clima Organizacional. É responsável, também, por conduzir treinamentos como: grupo focal, capacitação de RH, workshop para geração de ações com a alta liderança e sensibilização à gestão do clima organizacional. Além de conduzir pesquisas como tendências do mercado em evolução do clima e a relação do clima com gestão de desempenho e liderança.