10 eBooks Gratuitos para Empreendedores e Interessados em Empreender
|
|
São Paulo – No mês passado, após procurar por seis meses, um grande banco brasileiro encontrou um especialista em inovação. A quantidade de coisas que esse executivo precisa saber para desempenhar sua função é irreal: medir o grau de confiança da marca, criar interações, conexões e reciprocidade com os clientes, aplicar a gestão da inovação e a gestão do conhecimento para fazer fluir as informações.
Ele também deve entender de ética, tecnologias sociais e sustentabilidade. E fazer o trabalho com prazer e prezar a saúde mental e espiritual. Obviamente, o banco exigiu demais. Muitas vezes, as empresas procuram profissionais que não existem.
Apesar de exagerado, esse caso serve para mostrar que as companhias estão atrás de pessoas capazes de organizar ideias complexas e que tenham valores pessoais nobres. Os negócios vão precisar cada vez mais de gente assim. E isso não é tarefa para super-homens, mas para pessoas reais.
Procure ser um profissional preocupado com inovação e ética. Enxergue o lucro a partir da sabedoria das multidões. Pense, por exemplo, na ética do cuidado. Esse é o princípio embutido na ideia do empresário brasileiro criador de um aplicativo que ajuda motoristas a encontrar uma vaga de forma rápida e fácil, por meio de dicas de outros usuários. A ética do cuidado se sobrepõe ao antigo jeitinho brasileiro de estacionar “só 5 minutos” na vaga de deficiente.
E quais são os valores, as moedas de troca, do ambiente em que esse profissional vai construir sua carreira? Um deles é o altruísmo, praticado pela via da democratização do acesso à informação. Gunilla Carlsson, ministra para a Cooperação para o Desenvolvimento Internacional da Suécia, fez em abril um discurso no qual compara a importância da internet à da água.
“Devemos garantir que todo mundo tenha mais do que suficiente dos dois”, disse a política. Isso é um exemplo do amadurecimento da sociedade digital. Compartilhar informação é praticar cidadania. Outro valor é o otimismo. Já vemos marcas influenciando ambientes por meio da abordagem positiva.
Como a marca de bebidas que instala na Universidade Nacional de Cingapura uma máquina em que, para pegar um refrigerante, tudo o que você precisa fazer é abraçá-la. O desenvolvimento do país depende de mentes brilhantes imbuídas de ética, altruísmo e otimismo. E você, vai ficar de fora? Corra e agarre seu novo trabalho com prazer e, por que não, pitadas de lazer.
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/167/noticias/os-valores-profissionais
O mundo corporativo ainda está na infância da era digital e precisa entender a importância da economia colaborativa e do conhecimento coletivo, pois estão desperdiçando valores. A opinião é do professor de cultura digital Gil Giardelli, entrevistado do programa Mundo Corporativo, da rádio CBN., que escreveu o livro “Você é o que você compartilha — como aproveitar as oportunidades de vida e trabalho na sociedade em rede” (Editora Gente). Giardelli conta que “jovens talentos têm deixado os empregos porque descobrem que o seu celular é mais conectado do que a sua empresa”.
CBN – Mundo Corporativo: Entrevista com Gil Giardelli.

Sidnei Oliveira é Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Potenciais e Mentoria. Autor de vários livros sobre Liderança e dos best-sellers da série Geração Y. Formado em Marketing e Administração de Empresas, foi executivo e diretor em instituições Financeiras e fundador dos sites Achei!! e Zeek! até a venda da empresa para a StarMedia Networks, o primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de internet realizado na América Latina. É atualmente presidente da Sidnei Oliveira & Associados, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais. É também articulista e colunista na Exame.com, onde reflete com jovens potenciais e especialistas, questões sobre Carreira, Relacionamentos e Estilo de Vida dos Jovens Talentos de todas as gerações.“A mudança é tudo aquilo que vai acontecer externamente na vida do indivíduo; e transição, aquilo que vai precisar acontecer de transformação dentro dele: valores, crenças, hábitos. E essa é a parte mais difícil para viver, tanto quando você tem de se transformar dentro da mesma empresa, como quando você vai de uma para outra empresa. As pessoas não resistem tanto a mudanças, resistem mais a transição”. É o que diz o consultor Rogério Chér, autor do livro “Todo novo começo surge de um antigo começo” (Editora Évora), em entrevista ao programa Mundo Corporativo, da rádio CBN, na qual apresenta estratégias que podem ajudar o profissional a enfrentar processos de transformação.
CBN – Mundo Corporativo: Entrevista com Rogério Chér.

Rogério Chér é sócio da Empreender Vida e Carreira. Na DBM do Brasil atuou como Consultor de Carreira, coordenou o Núcleo de Empreendedores e foi Vice Presidente de Operações para América Latina. Chér foi Diretor Corporativo de RH da Natura e é professor da FAAP nas disciplinas de Formação de Empreendedores e Comportamento Organizacional. Também atua como professor nos cursos da FGV sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. É autor de livros sobre Empreendedorismo e Gestão, cujo último título lançado chama-se “Empreendedorismo na Veia – Um aprendizado constante”. Como conferencista participou de eventos, em dezenas de cidades Brasileiras, ministrando palestras em Instituições e empresas de diversos segmentos como: GS&MD – Gouvêa de Souza, ADCOS, Íntegra Medical, DBM, Queiroz Galvão, Prefeitura de São Paulo – Secretaria da Saúde, Pieracciani, Faex Transportes, BR Construtora, Amcham, UFMG, Sebrae, Blue TreeHotels, Endeavor, FAAP, Insper, FGV, entre outras..jpg)
Sidnei Oliveira é Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Potenciais e Mentoria. Autor de vários livros sobre Liderança e dos best-sellers da série Geração Y. Formado em Marketing e Administração de Empresas, foi executivo e diretor em instituições Financeiras e fundador dos sites Achei!! e Zeek! até a venda da empresa para a StarMedia Networks, o primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de internet realizado na América Latina. É atualmente presidente da Sidnei Oliveira & Associados, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais. É também articulista e colunista na Exame.com, onde reflete com jovens potenciais e especialistas, questões sobre Carreira, Relacionamentos e Estilo de Vida dos Jovens Talentos de todas as gerações.
.jpg)
Gil Giardelli é Professor da ESPM, com 11 anos de experiência na comunicação digital..jpg)
Matéria sobre a NR 12 do Ministério do Trabalho e Emprego intitulada “Serve na Europa. Não no Brasil” publicada na Revista Exame de 30.04.2014, edição 1064.