O Método S.M.I.L.E. – A Importância da Atitude Positiva

Para que possamos usufruir de todos os benefícios que a Gestão do Humor proporciona no Ambiente de Trabalho, vamos agora tratar da segunda fase do Método S.M.I.L.E.: A Mudança de Atitude

 

Como informei na artigo anterior, sorrir é importante, mas por si só não resolve. É bem verdade que excesso de amabilidades, alegria e diversão sem objetividade, causa irritação. Temos de ser competentes no que fazemos. Vale dizer que não será só pelas saudáveis e respeitosas risadas que conseguiremos tornar nossas empresas mais bem humoradas.

 

Sabemos que toda e qualquer mudança deve começar primeiro em nós mesmos. Então se queremos trabalhar numa empresa bem humorada, devemos nos tornar, primeiro, pessoas bem humoradas e para isso é necessário que haja uma mudança interna de Atitude.

 

O bom é que a escolha de nossa Atitude diária, só depende de nós. As pessoas tentarão influenciar nesta nossa escolha, mas se estivermos convencidos dela, será muito mais difícil nos desviarmos do nosso caminho. E basicamente, as opções que temos são: atitude negativa, atitude neutra ou atitude positiva. A escolha é sua!

 

Assim sendo, se optamos logo no início do dia, por uma Atitude Negativa, iremos chatear todos os que estiverem ao nosso lado gerando um círculo vicioso, que fará do nosso dia um verdadeiro inferno. E olha que é preciso o dobro de energia para ser negativo do que para ser positivo. É por isso que, no final de uma discussão, nos sentimos exaustos.

 

Agora se a nossa escolha recair sobre a Atitude Neutra, sairemos de casa e para ela retornaremos sem que ninguém nos tenha notado. Ficaremos invisíveis. As pessoas passarão por nós e não nos enxergarão. Isso já aconteceu com você?

 

Já a Atitude Positiva em nossa vida cotidiana pode ser um fator decisivo para experimentarmos a diversão e alegria responsáveis e produtivas. O otimismo tem se demonstrado um fator importante tanto para o bem estar físico quanto mental, como uma atitude aberta às pequenas graças e reconhecimentos diários.

 

Então ao chegar na empresa, ofereça um gostoso e sincero “Bom Dia”, e se ele vier seguido de um forte abraço, então! Muito melhor! Atitude positiva é portanto, como você decide pensar, agir e reagir às intempéries do dia-a-dia, atraindo e contagiando positivamente todos que tiverem o privilégio de cruzar o seu caminho.

 

Agora, caso aconteça de você desejar Bom Dia para alguém e não receber a recíproca, não desanime, pois não podemos nos deixar contaminar pelo mau humor, até porque há no trabalho dois tipos de mal-humorados. Há aquele que só é mal-humorado com você, pois quando o chefe chega ele muda logo sua postura. Esse é o conhecido “Mala sem alça e sem rodinhas”. E o outro tipo de mal-humorado, que é crônico, pois ele permanece assim até quando o chefe chega. Atenção: este último pode ser um distímico.

 

A distimia é um estágio inicial da depressão e está presente em um número maior de pessoas do que imaginamos, pois elas mesmas, não acreditam serem portadoras desde mal, negligenciando no seu tratamento. A boa notícia é que esta doença pode ser curada.

 

E para estimulá-los na escolha por uma atitude positiva e bem humorada, vamos conhecer alguns dos inúmeros benefícios que ela proporciona no ambiente corporativo:

 

  • Estimula a criatividade e inovação – a HBR – Harvard Business Review informou que a felicidade no trabalho proporciona 300% mais de inovação.

 

  • Impacta positivamente a Produtividade – pesquisa Hay Group, mostrou que trabalhadores mais felizes são 43%  mais produtivos.

 

  • Reduz o Absenteísmo – a Forbes divulgou uma diminuição de 66% em licença médica de pessoas felizes e bem humoradas.

 

  • Alivia a Tensão e o Estresse – a HBR – Harvard Business Review destacou que pessoas felizes sofrem 125% menos o burnout – esgotamento físico e mental.

 

  • Aumenta a Atração e Retenção de Talentos – o Instituto Gallup informa que a Felicidade no trabalho reduz o Turnover em 51%.

 

Esses benefícios e muitos outros adquiridos com uma Mudança para atitude positiva, com certeza nos estimulam a Identificar oportunidades de descontração responsável e produtiva em nosso ambiente de trabalho, o que representa o próximo passo em nosso Método S.M.I.L.E.

 

 

 Feira do Empreendedor Sebrae 2015 Marcelo Pinto, o Palestrante do Bom Humor e filantropicamente conhecido como Doutor Risadinha, é Advogado Trabalhista e Gestor de RH, estando à frente da MP Assessoria Empresarial. Gelotólogo e Autor dos livros “Sorria, você está sendo curado” (Ed. Gente) e “O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho” (Ed. Ser Mais). Mantenedor do site www.palestrantedobomhumor.com.br e do blog Espaço do Riso http://doutorrisadinha.blogspot.com.

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