Clube News – 26 e 27/10 – Curso: Atualização em T&D com Benedito Milioni em São Paulo.

Promo - Milioni

 

 

OBJETIVO

Repassar aos participantes ferramentas, metodologias atualizadas e compartilhar procedimentos para robustecer as estratégias de Educação Corporativa.

METODOLOGIA E MATERIAL

Muito prática, a metodologia visa a rápida e consistente assimilação. Serão distribuídos 03 (três) livros de autoria do Facilitador do evento, com todo o conteúdo e materiais adicionais durante o curso.

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

INTRODUÇÃO

  • Diagnóstico da modernidade da área de T&D dos treinandos
  • Tendências que “emplacaram” e que devem ser aprendidas pelos profissionais de T&D: visão geral e exame de como afetam e afetarão as ações.

AVALIANDO A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS 

  • Como montar uma pesquisa, interpretar e agir sobre os resultados
  • O que extrair dos resultados em termos de: parar de fazer, vir a fazer e fazer melhor

DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO 

  • Ferramentas a criar e disponibilizar para os gestores
  • Como atuar com Business Partner nesse processo
  • Como acionar o futuro treinando como agente ativo do diagnóstico
  • Como elaborar um Relatório de Diagnóstico passo a passo

 DEFININDO CONTEÚDOS E METODOLOGIAS 

  • Como estabelecer a relação de duração X conteúdos dos eventos
  • Como estabelecer as prioridades
  • Regras para elencar os tópicos do conteúdo dos eventos
  • Critérios para escolher metodologias motivantes e envolventes
  • “Gameficação” dos processos de treinamento passo a passo
  • Como distinguir o “lúdico” da “brincadeira” nas metodologias
  • Como montar um projeto de T&D sólido, obter sua aprovação: parâmetros

AÇÕES ESTRATEGICAS PARA OTIMIZAR O TREINAMENTO

  • Como provar e comprovar o valor do treinamento para a empresa e para os treinandos
  • Procedimentos para a aplicação prática dos conteúdos: estimulando o treinando

 MENSURANDO E REPORTANDO OS RESULTADOS DO TREINAMENTO 

  • Como montar e aplicar uma estratégia de medidas dos resultados: exercitando o passo a passo
  •  “Show me the Money”: monetarizando os resultados
  • Aplicações práticas do ROI (Return on Investment), PAY BACK (Retorno no Tempo)  e outros indicadores financeiros
  • Como elaborar um relatório pontual de resultados passo a passo

 

ATUALIZAÇÃO EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Dias 26 e 27 de outubro, São Paulo, SP, na av. Paulista

Duração: 16 horas

Informações adicionais: (11) 3508-1990 99909-5858 4158-7435

milioniatende@uol.com.br

 

O Método S.M.I.L.E. – Liderança Positiva

Uma vez identificadas todas as oportunidades de descontração responsável e produtiva, atentando para o lugar adequado, com as pessoas certas, na hora apropriada e na medida certa, passamos para a próxima fase do Método S.M.I.L.E.:

 

S = Sorria

M = Mude de Atitude

I = Identifique Oportunidades

  • L = Lidere Positivamente

E = Envolva e Execute

 

Como pudemos constatar no passo anterior, existem inúmeras maneiras de se medir o humor dos Colaboradores e até mesmo da empresa, bastando para isso, apenas colocar a criatividade em prática, mas para que tudo isso se concretize e funcione devemos ter total apoio da alta liderança e para isso passamos ao próximo passo do Método S.M.I.L.E. que é o da Liderança Positiva.

 

No perfil de um líder bem sucedido o senso de humor é com certeza uma característica marcante e importante, pois ele revela sensibilidade, segurança pessoal, alto astral, otimismo, confiança, domínio da situação, habilidade em comunicação e relacionamento interpessoal, aliviando tensões e prevenido conflitos e problemas. Uma piada ou anedota desde que relevante e colocada dentro do contexto e aplicada no momento certo, relaxa e cria condições de harmonização da equipe. Um ambiente alegre é, certamente, um ambiente produtivo.

 

O líder mal-humorado, negativo e pessimista passa a imagem de uma pessoa derrotada que não está no lugar certo e não é uma boa companhia para seus pares. O grande problema é que esse pessimismo torna-se mais perigoso, quanto mais inteligente e “culto” for o tal “líder”, pois terá grande influência sobre os demais e principalmente sobre sua equipe, uma vez que, sempre destaca o lado da infelicidade, diante de um novo problema.

 

Em 2004, Tom Peters já afirmava em seu livro Re-Imagine que: “As pessoas (LÍDERES) que se sentem bem consigo mesmas também RIEM muito. Essa é a minha experiência. Assim, aqui estão duas de minhas regras:

 - Nunca trabalhe em um lugar onde RIR seja raro

 - Nunca trabalhe para um líder que não RIA”

 

Eu particularmente acho muito radical esta posição. Por isso prefiro as palavras de Max Gehringer, proferidas em 2002 na edição nº 53 da revista Você S/A com o título “Rir é o Melhor Negócio”:

“O clima vem de cima – e não é preciso ser um humorista para criar um ambiente de bom humor. O Norberto (que era um diretor colega dele) não era, apenas entendeu que, bem humorados, seus funcionários poderiam gerar resultados muito acima do esperado.”

 

Não que eu defenda que o líder deva ser um palhaço, apesar de que várias técnicas deste respeitável profissional sejam muito úteis no ambiente corporativo, e defendo também que ele não precisa ser um piadista, comediante e nem humorista, só precisa ter a consciência e sensibilidade de que o humor entre a sua equipe é muito bem vindo e importante para a sua motivação, produtividade e melhoria dos resultados.

 

Nas empresas, muito do que causa estresse e consequentemente mau humor está nas mãos da liderança, a saber:

 

  • Longas jornadas de trabalho – segundo informações publicadas no jornal Daily Mail um estudo realizado em 2012 pelo Finnish Institute of Occupational Health sob a liderança de Marianna Virtanen, revelou que as pessoas que trabalharam mais de oito horas por dia tinham uma chance de 40 a 80% maior de doença cardíaca.

 

  • Altos níveis de ruído – está mais do que comprovado pela medicina do trabalho que níveis de ruído acima de 85 decibéis (Decreto 4882/03 – art. 2º), equivalente ao barulho do liquidificador, provocam prejuízo à saúde do trabalhador.

 

  • Calor excessivo – ele influi diretamente no nosso desempenho, fazendo com que o cansaço apareça precocemente, o que acaba com o nosso bom humor, ainda que o corpo se defenda com o suor, que mantem a pele molhada passando a sensação de frescor.

 

  • Metas inatingíveis – quando as metas são impostas e desde o início já sabemos que não serão atingidas, não por demérito do trabalhador, mas for falta de instrumentos e condições proporcionadas pela “liderança”, bem como pela falta de autonomia.

 

  • Despreparo para certas atividades – o que mais chateia e causa mau humor em um Colaborador é delegar-lhe atividades sem o devido preparo. Isso infelizmente ainda é muito frequente nas empresas.

 

Portanto, você enquanto líder, deve tão somente permitir e incentivar a descontração entre sua equipe e colher os diversos benefícios que serão gerados. Isso é tão importante que deveria ser matéria obrigatória nos cursos de MBA e de Administração. E olha que conteúdo é que não falta!

 

Agora vamos deixar o estresse de lado e partir para uma parte fundamental do Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho que é o envolvimento, ou também podemos tratar de engajamento dos nossos Colaboradores e finalizarmos com a execução, ou seja, “Colocar em prática” o nosso projeto.

 

 

 Feira do Empreendedor Sebrae 2015 Marcelo Pinto, o Palestrante do Bom Humor e filantropicamente conhecido como Doutor Risadinha, é Advogado Trabalhista e Gestor de RH, estando à frente da MP Assessoria Empresarial. Gelotólogo e Autor dos livros “Sorria, você está sendo curado” (Ed. Gente) e “O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho” (Ed. Ser Mais). Mantenedor do site www.palestrantedobomhumor.com.br e do blog Espaço do Riso http://doutorrisadinha.blogspot.com.

Clube News – Curso Online Gratuito sobre Advocacia: Novo CPC

O Instituto Diálogo (ID) disponibilizou um curso online gratuito sobre a Advocacia no Novo CPC.

Para participar, basta efetuar o registro no site do ID (www.institutodialogo.com.br) e, em seguida, inscrever-se gratuitamente no curso.

Após o registro e inscrição, o curso estará disponível em seu perfil para assistir à vontade e com direito a certificado.

ID concedeu também desconto de 15% na compra dos demais cursos online e combos.

Basta digitar o código descontoncpc no momento da compra.

 

Selo de Apoio