31/05 – Nosso Encontro de Maio – Adequação à NR 12 com Redução de Custos

31/05/2016 (terça-feira) das 08h30 às 11h30

Local: Fagor Ederlan
Av. Nicolau Cesarino, 2297  – Extrema – MG (Próximo à Rodoviária)

ENCONTRO COM PRESENÇA LIMITADA DE 40 PESSOAS
Obs: Chegar com antecedência para o credenciamento obrigatório na portaria da Empresa.

Programação

08h30 – Credenciamento
09h00 – Apresentação Geral do Plano de Ação de Adequação à NR 12 com Redução de Custos
09h30 – Confecção de Material de Capacitação dos Trabalhadores na NR 12
10h30 – Café de relacionamento.
11h00 – Abordagens aos Fabricantes
11h30 – Encerramento.
PÚBLICO A QUEM SE DESTINA ESTE ENCONTRO:
Líderes e Gestores (Diretoria, Gerência e Chefias de Departamentos), Profissionais de Segurança do Trabalho e Associados do Clube de RH.

IMPORTANTE:
A efetivação da inscrição de não associados estará sujeita à disponibilidade de vagas na última semana de inscrição.

 

Terça-feira, 31/05/2016 das 08h30 às 11h30

 

Aplicação de Dinâmicas Sistêmicas nas Organizações

Por Waldomiro Sesso Filho

 

As empresas são espaços surpreendentes para viabilizar a realização das pessoas. Tudo começa com uma ideia, a ideia que o fundador da empresa teve e a viabiliza no âmbito empresarial. A maior parte das empresas começa pequena e com o tempo assume seu destino: o crescimento, sua evolução, a perpetuidade.

Várias ciências se reuniram para esclarecer processos que ocorrem nas organizações: Administração, Economia, Engenharia, Psicologia, etc. Alguns aspectos são bem tangíveis, como a produção de itens, o armazenamento de matérias primas, os processos financeiros e contábeis, etc. Porém, nem todo esse arcabouço de conhecimento permite que se gerem todas as respostas para uma organização dar continuidade ao seu caminho de desenvolvimento. Alguns aspectos mais sutis são constantemente observados e aplicados para obter respostas qualificadas para endereçar ações em uma empresa.

Um dos movimentos não tão recente[1], mas que tem crescido no espaço corporativo é a aplicação dos processos das dinâmicas sistêmicas como uma ferramenta de diagnóstico, como um processo para tomar decisões que apresentam complexidade, onde se buscam respostas qualificadas para aspectos profundos na organização.

As empresas não estão a serviço do lucro apenas. Elas cumprem um importante papel social de desenvolvimento das pessoas. Entendemos que as empresas, para as pessoas, funcionam como uma extensão dos papéis que são realizados em suas famílias. A dinâmica das relações, os papéis que cada um exerce, os comportamentos que são observados, retratam uma continuidade de contextos familiares.

Assim fica a dúvida: Como obter respostas empresariais por meio de uma ferramenta desenvolvida inicialmente como técnica terapêutica ?

A teoria dos processos sistêmicos é baseada na vinculação existente entre as pessoas que estão unidas em um grupo por meio de um objetivo comum. E esse objetivo na maior parte das vezes diz respeito à perpetuação, à continuidade desse grupo ao longo do tempo. Para facilitar e tornar comum o entendimento, chamamos esse grupo de Sistema.

Os sistemas são regidos por 3 leis descobertas pelo filósofo alemão Bert Hellinger:

  • Lei do pertencimento – todos têm direito de pertencer a vários sistemas (família, escola, religião, empresas, etc.);
  • Lei do respeito à hierarquia ou ordem de chegada – os que estão acima tem maior prioridade que os que vem depois. Os que chegaram primeiro, numa empresa, em condições de igualdade de competências, devem ter preferências.
  • Lei do equilíbrio de troca – para que as relações se sustentem no sistema, no grupo, é necessária uma troca harmoniosa entre seus membros. Um membro retribui a outro os gestos de cordialidade, de amorosidade que recebeu espontaneamente. Isso dá continuidade aos vínculos no grupo.

No sistema um gesto de desrespeito a essas 3 leis, geram impactos que diminuem a força do grupo, bem como as perspectivas de sua continuidade. Diante disso, diversas reações ocorrem e a empresa começa a apresentar situações que representam a manifestação das leis sistêmicas. Essas são alguns exemplos que estão presentes nas organizações:

  • Pequenos furtos (canetas, papel, pequenas quantidades de matéria prima, copos descartáveis, etc.);
  • Grandes desvios: empresas que passam por esquemas complexos de desvios de dinheiro;
  • Problemas constantes em algumas áreas: empresas em que algumas áreas não evoluem na mesma velocidade que em outras, um problema constante na área financeira, produtiva, de vendas, etc.;
  • Produtos inovadores que não deslancham: a empresa apresenta uma criativa área de inovação, mas os produtos não alcançam todo o sucesso esperado em suas vendas;
  • Problemas constantes de evolução nas vendas: a empresa atua num determinado mercado que cresce em altos índices, mas a empresa cresce menos que os concorrentes, sistematicamente;

Por trás dessas questões podem estar aspectos que envolvem processos administrativos, como definição de controles para reduzir, melhoras em processos seletivos, etc. mas também, podem apresentar situações que tem envolvimento direto com aspectos sistêmicos.

Em outra dimensão, pois nessa primeira observamos a alternativa da aplicação das dinâmicas sistêmicas à problemas, visando um diagnóstico, temos a aplicação da técnica com a perspectiva de oferecer informações para tomar decisões. Nesse sentido, empresários e executivos que nos procuraram geraram as seguintes perguntas para tomar decisões:

  • Devo realizar essa importante parceria?;
  • Devo permanecer com essa estrutura societária?;
  • Qual a melhor indicação para substituir o fundador da empresa?;
  • Quais os caminhos para gerar crescimento nas vendas da minha empresa?;
  • Que perfil de profissional gerará resultados mais expressivos em minha empresa?;
  • Haverá aceitação dos atuais e novos clientes às novas logomarcas da empresa?;
  • Os clientes aceitarão as novas formas de vendas?;
  • Qual o caminho para a solução deste conflito?

Esses são exemplos, mas à princípio quase todas as questões que envolvem tomadas de decisão podem ser submetidas à técnica.

Como então aplicar esses processos na minha organização ?

É simples porque ao observarmos como o trabalho sistêmico acontecendo na solução de uma questão ou para a tomada de decisões vemos como se manifestam as dinâmicas e comportamentos presentes nas pessoas que integram a organização. São manifestas também as dinâmicas mais sutis da organização, aquelas dinâmicas que não são conhecidas por todos, mas que estão presentes em algumas áreas e em algumas relações.

Com isso, os caminhos mais habituais para que os empresários ou executivos concordem com a aplicação das dinâmicas sistêmicas nas empresas em que são responsáveis são:

  • Uso para questões pessoais/familiares e percepção dos resultados gerados;
  • Participação em trabalhos aplicados para outras empresas e percepção dos resultados obtidos.

Surge então uma dúvida: se essa ferramenta, as dinâmicas sistêmicas, as constelações sistêmicas, permite obter uma resposta tão profunda sobre a minha empresa e se são necessárias pessoas para a aplicação da dinâmica, como fica preservada a questão da confidencialidade quando necessário ?

A confidencialidade fica preservada de 2 formas – a primeira com a omissão de algumas informações. Os participantes não precisam saber qual é a empresa, em que mercado atua, qual o nome de seus produtos, qual o nome das pessoas envolvidas na questão. Essa informação fica restrita ao facilitador, ao que é chamado de Constelador (o especialista habilitado a aplicar a técnica).

Também é possível preservar as informações por meio da aplicação individual da técnica, onde o Constelador e seu cliente trabalham de forma totalmente reservada, com os representantes sendo colocados por meio das chamadas âncoras – recursos que substituem as pessoas, como pares de sapatos, bonecos tipo Playmobil, folhas de papel, cadeiras, etc.

Depois dessa explanação, apenas nos cabe um convite: um convite à ousadia e à coragem, um convite para a obtenção de respostas que não são obtidas pelos meios tradicionais, obtenção de respostas que não se revelam pelos meios tradicionais.

Concluo esse texto com uma conhecida frase de um gênio: Albert Einstein.

“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.”

Aguardamos seu contato. Teremos um conversa rica e inusitada sobre como você e sua empresa podem se beneficiar dos processos sistêmicos.



[1] O trabalho de Constelações Familiares e Sistêmicas aplicados nas organizações foi desenvolvido pelo filósofo alemão Bert Hellinger há mais de 30 anos. Não há registro exato de quando os trabalhos começaram nas empresas, mas seguramente há mais de 15 anos.

autor_waldomiro_sesso

 

 

 

 

 

Versão em PDF acesse aqui

Vaga para designer instrucional em Sao Bernardo do Campo – SP

CARGO: ANALISTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

FUNÇÃO: Acompanhar os trabalhos dos docentes e equipe de audiovisuais verificando se os objetivos de aprendizagem estão sendo cumpridos de acordo com o planejamento didáticos e aulas previstas e regimento interno da instituição – diretrizes do NEAD.

ATRIBUIÇÕES:

·   Atendimento a docentes para orientações relacionadas aos materiais didáticos a serem disponibilizados aos alunos EAD;

·   Acompanhamento do trabalho de webdesigners e equipe de produção audiovisual para verificar se os objetivos de aprendizagem estão sendo cumpridos, conforme o planejamento didático e aulas previstas;

·   Verificação/revisão do conjunto de materiais didáticos, adequação aos padrões de acordo com as Diretrizes para elaboração de materiais didáticos;

·   Contatar e dialogar com professores e coordenadores de graduação a distância referente ao desenvolvimento, acompanhamento e adequação de materiais didáticos multimídia;

·   Auxiliar docentes na definição das mídias que serão utilizadas nas teleaulas;

·   Promover cursos de curta duração para professores temáticos, auxiliares e monitores – Oficinas de Inclusão Tecnológica, Capacitação docente;

·   Acompanhar o desenvolvimento das avaliações integradas presenciais com o corpo docente dos cursos oferecidos;

·   Promover Oficinas de Inclusão Tecnológica aos alunos da graduação EAD.

PRÉ-REQUISITOS: Superior completo em Pedagogia, Psicologia, Letras ou Comunicação/áreas correlatas. Pós-graduação é desejável.

OUTROS CONHECIMENTOS:

·         Técnicas de comunicação verbal e escrita.

·         Atendimento ao público.

·         Microinformática (Word, Excel, Internet, Moodle)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:   Mínima de 02  anos. Experiência com EAD é desejável.

LOCAL DE TRABALHO: Universidade Metodista de São Paulo – Campus Planalto – Bairro Rudge Ramos – São Bernardo do Campo-SP

HORÁRIO: 40 horas semanais, CLT.

BENEFÍCIOS: Assistência Médica, Vale-Alimentação, Vale-Transporte, Bolsa de estudo Graduação, Pós-Graduação na UMESP e outros.

Encaminhar CV com pretensão salarial para: heliotropio@hotmail.com

Assistente de Serviços Administrativos – Cadastro de Reserva para 126 cidades – SESI-SENAI/SP

A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP e SENAI-SP, por meio da CKM Serviços, TORNA PÚBLICA a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 001 / 2016 para formação de CADASTRO RESERVA para o cargo de ASSISTENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS – ASA.

1. As inscrições devem ser feitas EXCLUSIVAMENTE pela internet de 18 de Abril de 2016 às 17h00min do dia 02/05/2016, através do endereço eletrônico www.ckmservicos.com.br.

2. Os requisitos para contratação são Ensino Superior Completo (qualquer área) e 06 meses de experiência profissional e / ou estágio na área administrativa. Todos os documentos probatórios pertinentes deverão ser anexados no endereço eletrônico https://curriculo.sesisenaisp.org.br no período definido para tanto em Cronograma.

3. A remuneração será de R$ 2.078,46 para 40 horas semanais e de R$ 1.039,23 para 20 horas semanais e o local de trabalho poderá ser escolhido pelo candidato dentre os 126 disponíveis e listados no Comunicado – Capital e Interior.

4. O Processo Seletivo será composto por 04 Etapas, quais sejam: Avaliação Teórica, Comprovação de Requisitos, Avaliação Técnica por Comitê Examinador e Convocação para assunção do cargo, sendo a primeira etapa de incumbência da CKM Serviços e as demais do SESI-SP e SENAI-SP.

Mais detalhes em http://ckmservicos.com.br/

 

Consultores de Novos Negócios – Unidade Cultura Empreendedora – São Paulo/SP – Sebrae/SP

O SEBRAE – SP comunica a abertura das inscrições para a seleção de 2 (dois) Consultores de Novos Negócios – Unidade Cultura Empreendedora – São Paulo/SP.

ATENÇÃO: O processo seletivo está com um novo formato, especialmente na Comprovação Documental, portanto, antes de fazer sua inscrição é imprescindível a leitura do Comunicado 010/2016. Atente-se ao detalhamento dos pré-requisitos e etapas da seleção.

Acesse o link “Comunicado” ao final desta página.

As inscrições devem ser feitas em https://www.elancers.net/frames/sebraesp/frame_geral.asp no período de 15/04/2016 até 24/04/2016.

Acompanhem no site indicado abaixo todas as informações referentes ao Processo Seletivo e fique atento às datas previstas de cada uma das etapas, pois os prazos entre a divulgação e a realização do evento são curtos.

DOCUMENTOS

Comunicado Atualizado

 

Fonte: http://www.sebraesp.com.br/index.php/73-trabalhe-conosco/funcionarios-efetivos/inscricoes-abertas/18314-010-2016

Assistente Administrativo – PCD – Embu das Artes/SP – Libbs

 

Assistente Administrativo – PCD

Local: Embu das Artes/SP

Atribuições e Responsabilidades
* Responsável pela organização e gerenciamento de arquivo
* Responsável pela organização e controle de amostras de retenção
* Conferência de documentação e lotes.
Requisitos da Vaga
* Superior cursando
* Disponibilidade para trabalhar em Embu das Artes
* Vaga exclusiva para PCD

Interessados deverão encaminhar cv para o e-mail: Gleice.santos@libbs.com.br com o titulo: Assistente Adm – PCD

Designer Instrucional – São Paulo/SP – Across

Vaga: Designer Instrucional

Responsável por desenhar experiências de aprendizagens eficazes e orientadas para o resultado do negócio.

Local de trabalho: São Paulo – Cerqueira César.

 

Atividades

Desenhar soluções de aprendizagem completa (Presencial, Online e Blended).

Desenvolver o conteúdo da aula (apresentação, atividades, jogos, material didático e plano de aula).

Desenvolver atividades avaliativas e de construção de conhecimento.

Validar os materiais com demandantes e clientes.

Estabelecer um relacionamento consultivo com demandante e cliente sugerindo melhorias e soluções inovadoras.

Formar os consultores para aplicação da aula.

Realizar visita técnica para diagnóstico no cliente.

 

Competências e especialidades

Ensino superior completo.

Experiência de 2 a 3 anos na área de consultoria/T&D.

Conhecimento em metodologias e conceitos de aprendizagem de adultos (Andragogia, Kirkpatrick, 6D’s, taxonomia de Bloom)

Boa comunicação verbal, escrita, pró-atividade e habilidade de negociação.

 

Benefícios

• Vale Transporte

• Vale Refeição

• Vale Alimentação

• Assistência Médica
Salário – Compatível com o mercado.

 

Solicitamos que o envio do CV seja para o e-mail: recrutamento@across.com.br

Assunto: Vaga Designer Instrucional

Edilaine Vieira

Gerente de Soluções e Designer Instrucional

Tel: 11 2842-7777

Al Santos, 705 4º andar São Paulo, SP | CEP: 01419-001

www.across.com.br