PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

GESTÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR COM REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO E SINISTRALIDADE

1. CENÁRIO ATUAL:

Fato é que as empresas para atenderem as estratégias de proteção à saúde do trabalhador institucionalizadas pelo Regime Trabalhista, implantam de acordo com seu porte e grau de risco, diversas estratégias com maior ou menor grau de complexibilidade, a exemplo dos programas  PPRA, PCMSO, CIPA e  Ambulatórios contando com  a assessoria de Médico do Trabalho.

Todas estas estratégias tem como objetivo a Prevenção e a Promoção da Saúde do Trabalhador , além de identificar precocemente o nexo de causalidade entre os eventuais problemas de saúde e a atividade laboral.

Ocorre que todo este processo extremamente trabalhoso e oneroso está seriamente comprometido em função de que a maioria dos Atestados Médicos não contêm  informações  suficientes além de que em nossa região existe uma banalização do uso do Atestado Médico. Existem muitos casos de trabalhadores que vão ao médico somente para adquirir um Atestado Médico para justificar a sua ausência no trabalho por motivos diversos que não são relacionados a sua saúde.

O entendimento equivocado por parte do trabalhador e de diversos profissionais de que basta apresentar um Atestado Médico para justificar a falta e ter o abono da mesma sustenta esse cenário.

Hoje devido a grande facilidade na obtenção de Atestados Médicos dentre outros motivos , o índice de Absenteísmo em nossa região disparou de 2% que é o índice aceitável de ausências por motivos de saúde para cerca de 8%  comprometendo os resultados econômicos das empresas de toda a região.

O absenteísmo além de comprometer a produção ainda tem potencial de prejudicar o desempenho de toda uma equipe.

Com relação ao índice de sinistralidade, para sermos breves, apenas lembramos que o benefício do Plano de Saúde é o segundo maior item depois da folha de pagamento e tem potencial de reajuste anual bem acima da inflação.

2. CENÁRIO PROPOSTO:

Implantar nas empresas associadas a Política de Atestados Médicos Padronizada, que utiliza a  modalidade de Atestado Médico para fins de perícia médica em conjunto com uma solução tecnológica de Gestão On Line de Atestados Médicos.

Conseguimos com sucesso, depois de 11 meses de trabalho, receber um Parecer formal do CRM- MG – Conselho Regional de Medicina para implantarmos o Atestado Médico para fins de Perícia Médica que irá reduzir drasticamente o absenteísmo relacionado a apresentação de atestados médicos.

Todo o embasamento legal para a implantação desta estratégia está a disposição da sua empresa através dos seguintes documentos:

  • Cópia do Pedido de Parecer ao CRM – Conselho Regional de Medicina – MG Protocolado como Consulta Nro 5163/2013; Saiba Mais

  • Cópia do Parecer do CRM – Conselho Regional de Medicina – MG, através do Ofício Nro 5235/2014 aprovado na Sessão Plenária do dia 25 de Abril de 2014; Saiba Mais

  • Cópia do Protocolo na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Pouso Alegre em 04 de Setembro de 2014; Saiba Mais

Nosso Plano de Ação é uma abordagem inovadora e inédita, fruto do esforço de profissionais multidisciplinares compostos de advogados, médicos e profissionais de recursos humanos.

Além da utilização desta nova metodologia de trabalho o Departamento de RH e/ou o Médico do Trabalho da sua empresa deverão digitar os Atestados Médicos no Sistema de Gestão On Line de Atestados Médicos aonde será verificado:

Se o CRM do Médico é válido e se está ativo na localidade de emissão do atestado médico, se existem ocorrências de falsificações e fraudes relacionadas ao CRM, se o CID é válido e quais os perfis de abono, relatórios estatísticos das ocorrências nas demais empresas associadas do CLUBE DE RH dentre diversas outras críticas realizadas pelo sistema.

Para a Redução da Sinistralidade além da implantação do Comitê de Saúde , com o objetivo de analisar os relatórios de sinistralidade e definição de ações corretivas, estaremos junto com o Médico do Trabalho que atende a sua empresa, definindo metas de redução da sinistralidade que preveem  uma nova fonte de receitas para este profissional.

3. PRÓXIMOS PASSOS:

Resumidamente a implantação deste Plano de Ação prevê:

1) Comunicação Externa

  • A equipe do CLUBE DE RH agenda reuniões ,apresenta e protocola o Plano de Ação junto a : a) Regional do  CRM – Conselho Regional de Medicina, b)  Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, c) Prefeitura Municipal, d)  Hospitais Públicos Privados, e) Departamentos de Saúde Municipal e f)  Sindicato aonde sua empresa está vinculado.
  • Portanto para implantar em sua empresa precisamos de informações sobre  quais destas organizações precisaremos de agendar reuniões.

2) Treinamento para as Empresas

  • O Treinamento para a sua empresa prevê : a) Apresentação detalhada da Política de Atestados Médicos Padronizada, b) Revisão do fluxo dos atestados médicos na sua empresa, c) Instruções sobre a utilização do Sistema de Gestão de Atestados Médicos.
  • O Treinamento para a empresa de Medicina do Trabalho prevê além dos itens acima, a apresentação da metodologia de trabalho para a Redução do Índice de Sinistralidade. Um ponto altamente estratégico é a política de remuneração que o CLUBE DE RH estará realizando para a Empresa de Medicina do Trabalho em função da redução da sinistralidade. Ou seja quanto menor o índice de sinistralidade, maior a receita adicional que a Medicina do Trabalho irá ganhar do CLUBE DE RH.

3) Comunicação Interna

Será realizada pela sua Equipe junto aos funcionários da sua empresa para o início da utilização da Política de Atestados Médicos Padronizada .

Visando a agilidade e eficiência da concretização deste Plano de Ação , pedimos que o Departamento de RH  da sua empresa nos envie por e-mail as informações abaixo para o e-mail : mauricio.tornero@clubederh.com.br

Nome do contato e telefone na(s) Operadora(s) de Plano de Saúde que a sua empresa mantém contrato,2) Sindicato que está vinculada, com contato e telefone,  3) Nome, contato e fone dos principais locais de saúde que emitem atestados médicos para os funcionários da sua empresa.