Veja algumas dicas de como motivar seus funcionários

Veiculo: Forbes Brasil

Gestão empresarial seria fácil se todo mundo fosse motivado. Apesar disso, na maioria das vezes, a realidade é outra. Na gestão, você não tem escolha e tem de lidar com todos os tipos de pessoas. Assim, aqui estão quatro dicas para motivar o seus colaboradores desmotivados.

1 – Conheça o lado pessoal dos seus funcionários

Só assim é possível ter alguma esperança de efetivamente motivar. Quanto mais você souber, mais chances você terá de descobrir quais incentivos irão funcionar de verdade. É dinheiro, flexibilidade, prestígio, reconhecimento? Que aspectos do ambiente de trabalho atual o funcionário acha frustrante e desmoralizante?

2 – Esteja plenamente consciente da dinâmica pessoal e de equipe

Isso pode fazer a diferença entre frustração e engajamento. Estudos confirmam isso também. A maneira como o grupo se forma, é um detalhe extremamente importante. Para um determinado projeto, colocar um funcionário com outro que ele goste de trabalhar pode ser uma forma muito eficaz de motivação.

3 – Encontre atribuições apelativas

Se você encontrar o motivo certo que acende o interesse do empregado, os resultados podem ser surpreendentes. Talvez um projeto fora de um departamento próprio – que tem valor para a organização – seja um bom negócio. Conversar com seu funcionário pode ser de grande ajuda, muitas vezes, você pode não ser capaz de obter as respostas certas, sem fazer as perguntas certas.

4 – Deixe suas expectativas claras

Você não consegue algo por nada. Em troca de sua própria atenção para o bem-estar e sucesso de seus funcionários, você terá com certeza expectativas concretas. Uma chave para uma gestão eficaz é confrontar: deixe claro exatamente quais são suas expectativas de desempenho. O que é aceitável e o que não é. Clareza é sempre o aliado de forte desempenho.

No final, não há nenhuma maneira infalível para motivar o desmotivado, mas existem passos que você pode tomar para melhorar suas chances. E em um mundo onde os estudos mostram que cerca de 7 em cada 10 funcionários estão desligados e desmotivados, as melhores chances de melhorar isso é sabendo do que se trata uma gerência de sucesso.

 

Essas dicas foram publicadas no site Forbes Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *