Os Símbolos da Cultura Organizacional e o Engajamento

Por Rogério Chér 

Além do Propósito, dos Valores, da Missão e da Visão de Futuro, toda organização precisa explicitar os Símbolos que fortalecem sua Cultura e que ampliam o engajamento. Mas do que estamos falando?

Entre os Símbolos mais importantes encontram-se os rituais. Deles fazem parte, por exemplo, todos os tipos de reuniões, festas, celebrações e encontros com colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas. Além de gerenciar calendários e orçamentos destas iniciativas, é preciso refletir criticamente a respeito de quais elementos do Propósito e dos Valores serão reforçados nestes rituais, que são oportunidades relevantes para fortalecer comportamentos da Cultura observáveis no dia-a-dia.

Outro importante Símbolo são as instalações físicas. Qual a melhor opção de lay out? Open space, salas fechadas, home office? Veja, fortalecemos nossa Cultura quando trocamos benchmark de melhores práticas por uma reflexão focada sobre o tipo de espaço físico que melhor comunica nossa essência. Certos comportamentos são estimulados – ou enfraquecidos – dependendo da relação concreta que as pessoas têm com seu local de trabalho. Alguns destes comportamentos podem ferir a Cultura e o nível de engajamento.

Dois outros Símbolos contagiam positiva ou negativamente a Cultura: orçamento e alocação de tempo da Liderança. Imagine uma empresa que diz valorizar muito alguma coisa, para a qual a dotação orçamentária é irrisória. Nada bom. Agora vamos piorar a situação: todas as vezes em que é preciso falar sobre um tema – bem aquilo que declaramos como importante “Valor” da organização – nossa Liderança não está disponível para ouvir, não tem tempo e não prioriza na agenda corporativa. São contextos que geram aquilo que chamamos de “elementos disfuncionais” da Cultura, que tiram sua força e que comprometem o engajamento. São venenos na corrente sanguínea da empresa.

Falarei em nosso próximo papo um pouco mais sobre a importância dos Símbolos da Cultura.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE

autor_rogerio_cher

 

 

Fonte: http://rogeriocher.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *