Empresas do Vale da Eletrônica são destaque em premiação industrial

Jornal Gazeta do Vale – 20/11/2014

Uma das premiações de maior renome do setor industrial de Minas Gerais, a “Comenda Sinhá Moreira” foi criada com o objetivo de reconhecer personalidades e empresas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, localizado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul Minas Gerais.

Na edição desse ano do prêmio, duas companhias do Arranjo Produtivo Local (APL) foram ganhadoras da medalha: a Biquad Tecnologia, na categoria “Empresa Inovadora”, e a Petcom – Peltier Eletrônica e Telecomunicações, que venceu como “Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários”.

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada no dia 25 de novembro, no Salão de Eventos do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Em Santa Rita do Sapucaí.

Promovida pela Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí (AISRS) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), a Comenda Sinhá Moreira será entregue à Biquad, em reconhecimento ao elevado nível de inovação tecnológica alcançado com o “Encoder de RDS/RBDS Acadia”, um processador de áudio digital que transmite dados através de ondas de rádio analógico.

“Pensamos em um produto que possibilitasse às emissoras de radiodifusão enviar diversos tipos de informações em formato de texto para os ouvintes, como nome das músicas que estão tocando, notícias, publicidade e outras informações que compõem a grade de programação”, explica a diretora da empresa, Mariana Mendes.

A tecnologia, já difundida na América do Norte e na Europa, é a primeira inteiramente produzida em território nacional e se configura como uma solução para substituir as importações e potencializar o mercado interno.

Na categoria Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários, a Peltier, que também atua no segmento de telecomunicações, se destacou entre as candidatas e ficou com o primeiro lugar. A companhia quase triplicou o número de colaboradores em apenas um ano, como afirma o diretor-presidente Mário César Moreira. “De agosto de 2013 a julho desse ano, passamos de 105 para 293 funcionários, um crescimento de quase 200%, inauguramos uma sede própria e estamos como uma excelente aceitação no mercado, em função dos nossos produtos e processos inovadores”, diz.

Para o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, a Comenda Sinhá Moreira é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dos empresários do APL. “O prêmio busca motivar o trabalho dos empreendedores de Santa Rita do Sapucaí, de modo que a região se consolide cada vez mais como referência nacional no setor eletroeletrônico e continue ampliando as suas exportações”, afirma. Além das empresas, a condecoração também premiará o Deputado Federal Olavo Bilac Pinto Neto, como Personalidade Ilustre do ano, que reuniu esforços para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica, como importante polo gerador de tecnologia e inovação do país.

Produtos inovadores para a educação – A Exsto Tecnologia, companhia que fabrica equipamentos voltados para o ramo de didática tecnológica, também concorreu na categoria “Empresa Inovadora”, com o “Qualificação Móvel”, um laboratório totalmente portátil, que visa impulsionar a educação em tempo integral auxiliando as instituições de ensino que queiram levar qualificação para locais que não possuem uma estrutura própria.

A solução foi criada a partir da demanda de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), podendo chegar, por exemplo, a presídios e a locais de difícil acesso. A peça é composta por 5 bancadas, 4 para atender aos alunos e uma para o professor, que também conta um quadro branco e uma TV.

Todos os materiais de consumo utilizados, como cabos conectores e fios também são fornecidos pela Exsto.

Sobre a Premiação – A Comenda foi criada em 2011 pelo SINDVEL, para homenagear Luzia Rennó Moreira, a “Sinhá Moreira”, precursora do Vale da Eletrônica e símbolo do empreendedorismo que marca o APL. Sobrinha do ex-presidente da República Delfim Moreira, Luzia criou, em 1959, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), primeira instituição de nível médio do segmento na América Latina, dando início à transformação industrial de Santa Rita do Sapucaí.

Sinhá Moreira nasceu em 1907, em um período em que as mulheres não despontavam no cenário nacional por suas ideias e inovações.
Viajou por diversos países do mundo, mas preferiu entrar para a história como uma visionária, ao apostar e incentivar o desenvolvimento tecnológico da sua cidade natal, a partir da década de 1950.

Essa notícia foi publicada no Jornal Gazeta do Vale, em 20/11/2014

Fonte: http://www.jornalgazetadovale.com.br/wp-content/uploads/2014/11/gazetadovale_edicao220.pdf

10/12 – Palestra: “Por que os Líderes Falham?” com Alberto Ruggiero

10/12/2014 (quarta-feira) das 08h30 às 12h30
Local: SEDE DO CLUBE DE RH DE EXTREMA E REGIÃO – PARQUE ECOLÓGICO PICO DOS CABRITOS
Rua das Acácias, 777 – Vila Rica – Extrema – MG (Acesse o mapa aqui)

Programação

08h30 – Boas vindas da Coordenação
Recados gerais sobre o Clube de RH

09h00 – Rodada das Empresas de Indústria e Comércio:

Objetivos: Condução da Coordenação sobre temas relevantes às empresas de Indústria e Comércio. Auxílio na Resolução de Problemas Comuns Identificados. Plano de Ação para as Reuniões Mensais, Eventos Especiais e Comissões Temáticas em 2015. Local: Salão de Eventos. Acesso exclusivo aos Profissionais de Gestão de Pessoas das Empresas credenciadas.

09h00 – Reunião do Plano de Ação para Redução de Custos – Central de Compras.
Objetivos: Apresentar às empresas interessadas em participar das Compras Coletivas de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) os detalhes para a primeira Compra Coletiva prevista para 21/01/2015. Local: Salão do Restaurante. Público Alvo: Diretoria, Gerência e Departamento de Compras. Acesso opcional aos Fornecedores credenciados.

10h30 – Café de relacionamento.

11h00 – Palestra: “Por que os Líderes Falham?” com Alberto Ruggiero.

Alberto Ruggiero é Administrador de Empresas pela FEA/USP, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, Psicologia Organizacional pela Metodista e Marketing pela FAAP e Mestre em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Atua há 20 anos com gestão empresarial, com ênfase em educação, treinamento e desenvolvimento para todos os níveis organizacionais. É também coach certificado pelo ICI – Intregated Coaching Institute.

Objetivos 
Discorrer sobre comportamentos inadequados que podem anular uma série de qualidades das lideranças no trabalho e o impacto que causam na cultura organizacional, no gerenciamento das equipes, no ambiente de trabalho e no fluxo de pipeline da liderança nos diversos níveis organizacionais.
Como resultados e conclusões do tema, pretende-se:
- Apresentar e explicar as principais anticompetências da liderança, características peculiares e influências na imagem do líder.
- Demonstrar a importância da atuação das lideranças nos resultados obtidos segundo a regra 70/30 e como estilos inadequados de gestão podem reduzir as chances da criação de um ambiente de engajamento e compromisso.
- Reforçar a importância da consciência emocional do líder na interação com seus liderados já que o estilo de gestão adotado, qualquer que seja ele, está intimamente associado à forma como se comunica e se dirige à equipe.

Local: Salão de Eventos.
Acesso indicado a todos os profissionais credenciados.

 

12h30 – Sorteio de Brindes e Encerramento.

.

Quarta-feira, 10/12/2014 das 08h30 às 12h30

 

Contamos com a sua presença !

INSCREVA-SE AQUI !

Cursos de Graduação da FAEX vão ao encontro das demandas do mercado

Vestibular acontecerá no dia 30 de novembro 

Jornal Gazeta do Vale – 20/11/2014

Com 172 empresas, Extrema se tornou o segundo polo industrial do Estado levando em conta a arrecadação do ICMS em relação ao número de habitantes. Nos últimos 12 anos, o número de indústrias quase triplicou na cidade fazendo crescer a geração de empregos. O desenvolvimento do município foi pauta de reportagens feitas por alguns dos principais veículos de comunicação do país como Folha de São Paulo, Portal uol, IG notícias e rede Globo.

Em sintonia com o desenvolvimento industrial, Extrema ainda alcançou o 1º lugar no ranking da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que considera Emprego e Renda, Educação e Saúde na formulação de seu índice, dentre todos os municípios de MG.

A expansão econômica de Extrema e região criou a demanda por novos profissionais, com habilidades específicas para atuarem nas áreas de gestão e tecnologia. Neste cenário, a FAEX – Faculdade de Extrema, se destaca ao oferecer 12 cursos de graduação reconhecidos com excelentes notas pelo MEC – Ministério da Educação. Com metodologia que reforça a importância de unir a teoria à prática, todos os cursos são estruturados para fazer do aluno um profissional qualificado e preparado para enfrentar os desafios da profissão frente ao competitivo mercado de trabalho. O resultado é o alto índice de empregabilidade dos alunos e ex-alunos FAEX que, atualmente, de acordo com a última pesquisa realizada, gira em torno de 85%.

No hotsite feito especialmente para a campanha do vestibular, é possível conferir depoimentos dos ex-alunos FAEX que contam como a FAEX transformou a vida deles. “A maioria dos nossos alunos começa a atuar na profissão que escolheu antes mesmo de terminar a faculdade, seja através de estágios ou contratações. Depois de formados, eles conquistam promoções e se mantém estruturados no mercado. Isso comprova a qualidade do nosso ensino”, comenta a diretora geral da FAEX, Profa. Terezinha Monteiro.

Confira outras informações no www.vestibularfaex.com.br

Vestibular 2015 – Os interessados em estudar na FAEX no próximo ano já podem realizar a inscrição para o Vestibular 2015 através do site www.vestibularfaex.com.br até o dia 26 de novembro ou, pessoalmente, na secretaria da faculdade até o dia 28 de novembro.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 e a prova acontecerá no dia 30 de novembro, no campus da FAEX, com início às 13h.

Neste Processo Seletivo serão abertas vagas para todos os cursos bacharelados e tecnológicos oferecidos pela FAEX, sendo: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Produção Industrial, Logística e Mecatrônica.

Essa notícia foi publicada no Jornal Gazeta do Vale, em 20/11/2014

Fonte: http://www.jornalgazetadovale.com.br/wp-content/uploads/2014/11/gazetadovale_edicao220.pdf

 

Empresas do Vale da Eletrônica são destaque em premiação industrial

Jornal Gazeta do Vale – 20/11/2014

Uma das premiações de maior renome do setor industrial de Minas Gerais, a “Comenda Sinhá Moreira” foi criada com o objetivo de reconhecer personalidades e empresas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, localizado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul Minas Gerais.

Na edição desse ano do prêmio, duas companhias do Arranjo Produtivo Local (APL) foram ganhadoras da medalha: a Biquad Tecnologia, na categoria “Empresa Inovadora”, e a Petcom – Peltier Eletrônica e Telecomunicações, que venceu como “Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários”.

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada no dia 25 de novembro, no Salão de Eventos do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Em Santa Rita do Sapucaí.

Promovida pela Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí (AISRS) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), a Comenda Sinhá Moreira será entregue à Biquad, em reconhecimento ao elevado nível de inovação tecnológica alcançado com o “Encoder de RDS/RBDS Acadia”, um processador de áudio digital que transmite dados através de ondas de rádio analógico.

“Pensamos em um produto que possibilitasse às emissoras de radiodifusão enviar diversos tipos de informações em formato de texto para os ouvintes, como nome das músicas que estão tocando, notícias, publicidade e outras informações que compõem a grade de programação”, explica a diretora da empresa, Mariana Mendes.

A tecnologia, já difundida na América do Norte e na Europa, é a primeira inteiramente produzida em território nacional e se configura como uma solução para substituir as importações e potencializar o mercado interno.

Na categoria Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários, a Peltier, que também atua no segmento de telecomunicações, se destacou entre as candidatas e ficou com o primeiro lugar. A companhia quase triplicou o número de colaboradores em apenas um ano, como afirma o diretor-presidente Mário César Moreira. “De agosto de 2013 a julho desse ano, passamos de 105 para 293 funcionários, um crescimento de quase 200%, inauguramos uma sede própria e estamos como uma excelente aceitação no mercado, em função dos nossos produtos e processos inovadores”, diz.

Para o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, a Comenda Sinhá Moreira é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dos empresários do APL. “O prêmio busca motivar o trabalho dos empreendedores de Santa Rita do Sapucaí, de modo que a região se consolide cada vez mais como referência nacional no setor eletroeletrônico e continue ampliando as suas exportações”, afirma. Além das empresas, a condecoração também premiará o Deputado Federal Olavo Bilac Pinto Neto, como Personalidade Ilustre do ano, que reuniu esforços para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica, como importante polo gerador de tecnologia e inovação do país.

Produtos inovadores para a educação – A Exsto Tecnologia, companhia que fabrica equipamentos voltados para o ramo de didática tecnológica, também concorreu na categoria “Empresa Inovadora”, com o “Qualificação Móvel”, um laboratório totalmente portátil, que visa impulsionar a educação em tempo integral auxiliando as instituições de ensino que queiram levar qualificação para locais que não possuem uma estrutura própria.

A solução foi criada a partir da demanda de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), podendo chegar, por exemplo, a presídios e a locais de difícil acesso. A peça é composta por 5 bancadas, 4 para atender aos alunos e uma para o professor, que também conta um quadro branco e uma TV.

Todos os materiais de consumo utilizados, como cabos conectores e fios também são fornecidos pela Exsto.

Sobre a Premiação – A Comenda foi criada em 2011 pelo SINDVEL, para homenagear Luzia Rennó Moreira, a “Sinhá Moreira”, precursora do Vale da Eletrônica e símbolo do empreendedorismo que marca o APL. Sobrinha do ex-presidente da República Delfim Moreira, Luzia criou, em 1959, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), primeira instituição de nível médio do segmento na América Latina, dando início à transformação industrial de Santa Rita do Sapucaí.

Sinhá Moreira nasceu em 1907, em um período em que as mulheres não despontavam no cenário nacional por suas ideias e inovações.
Viajou por diversos países do mundo, mas preferiu entrar para a história como uma visionária, ao apostar e incentivar o desenvolvimento tecnológico da sua cidade natal, a partir da década de 1950.

Essa notícia foi publicada no Jornal Gazeta do Vale, em 20/11/2014

Fonte: http://www.jornalgazetadovale.com.br/wp-content/uploads/2014/11/gazetadovale_edicao220.pdf

Profissionais preferem esconder insatisfação com o trabalho e buscam novo emprego

Da Editoria de Economia - Rossini Gomes (Jornal do Commércio)

 

Pesquisa mostra que 18% do trabalhadores já pediram demissão por estagnação e 14% por desestímulo

“Muitos profissionais pedem demissão do chefe, não da empresa. Eles se sentem desestimulados com o trabalho e, ao invés de conversar com o gestor, procuram outro emprego.” Essa é a conclusão da gerente da Page Personnel, Daniella Guimarães a partir dos dados de uma pesquisa que aponta que um em cada três profissionais pedem desligamento pela falta de novos desafios e de incentivo. O levantamento da consultoria mostra que 18% dos entrevistados já pediram desligamento da empresa por estagnação e 14% por desestímulo. A pesquisa foi realizada com 400 profissionais técnicos e de suporte à gestão em agosto e setembro deste ano e detectou que 79% já pediram demissão em algum momento da carreira.

 

 

grafico_JC

O levantamento permite afirmar que a estagnação é uma consequência da falta de estímulo. “É um fator que acontece, muitas vezes, em função do comportamento do gestor, que não desafia seu empregado. E isso leva o funcionário a uma estagnação, pois ele passa a não enxergar um plano de carreira e, consequentemente, não vê seus objetivos serem alcançados”, analisa Daniella.

Ela lembra que a estagnação também pode ser provocada pelo fator urgência. “Os profissionais da chamada ‘geração Y’ sentem uma necessidade de imediatismo, de que tudo é para ontem”, acrescenta.

Segundo a gerente, a insatisfação pode ser resolvida com um simples diálogo. “É importante que o funcionário exponha o que está causando incômodo e discuta com o gestor, ao invés de encontrar como solução a busca por um novo emprego”, sugere.

EQUILÍBRIO - A pesquisa aponta que 14% dos jovens entre 19 e 25 anos estão preocupados com o balanço entre a vida profissional e a qualidade de vida. Questionada se o percentual é baixo, Daniella explica que, “pessoas nessa faixa etária estão mais preocupadas em desenvolver a sua carreira, e isso pode se sobrepor à qualidade de vida, diferente de quem está na fase adulta, que tem outras preocupações.”

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/concurso-e-emprego/noticia/2014/11/03/profissionais-preferem-esconder-insatisfacao-com-o-trabalho-e-buscam-novo-emprego-154253.php

Veja algumas dicas de como motivar seus funcionários

Veiculo: Forbes Brasil

Gestão empresarial seria fácil se todo mundo fosse motivado. Apesar disso, na maioria das vezes, a realidade é outra. Na gestão, você não tem escolha e tem de lidar com todos os tipos de pessoas. Assim, aqui estão quatro dicas para motivar o seus colaboradores desmotivados.

1 – Conheça o lado pessoal dos seus funcionários

Só assim é possível ter alguma esperança de efetivamente motivar. Quanto mais você souber, mais chances você terá de descobrir quais incentivos irão funcionar de verdade. É dinheiro, flexibilidade, prestígio, reconhecimento? Que aspectos do ambiente de trabalho atual o funcionário acha frustrante e desmoralizante?

2 – Esteja plenamente consciente da dinâmica pessoal e de equipe

Isso pode fazer a diferença entre frustração e engajamento. Estudos confirmam isso também. A maneira como o grupo se forma, é um detalhe extremamente importante. Para um determinado projeto, colocar um funcionário com outro que ele goste de trabalhar pode ser uma forma muito eficaz de motivação.

3 – Encontre atribuições apelativas

Se você encontrar o motivo certo que acende o interesse do empregado, os resultados podem ser surpreendentes. Talvez um projeto fora de um departamento próprio – que tem valor para a organização – seja um bom negócio. Conversar com seu funcionário pode ser de grande ajuda, muitas vezes, você pode não ser capaz de obter as respostas certas, sem fazer as perguntas certas.

4 – Deixe suas expectativas claras

Você não consegue algo por nada. Em troca de sua própria atenção para o bem-estar e sucesso de seus funcionários, você terá com certeza expectativas concretas. Uma chave para uma gestão eficaz é confrontar: deixe claro exatamente quais são suas expectativas de desempenho. O que é aceitável e o que não é. Clareza é sempre o aliado de forte desempenho.

No final, não há nenhuma maneira infalível para motivar o desmotivado, mas existem passos que você pode tomar para melhorar suas chances. E em um mundo onde os estudos mostram que cerca de 7 em cada 10 funcionários estão desligados e desmotivados, as melhores chances de melhorar isso é sabendo do que se trata uma gerência de sucesso.

 

Essas dicas foram publicadas no site Forbes Brasil

Fundação Getulio Vargas oferece 37 cursos online grátis

Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Abaixo relação de todos os cursos:

Cursos na área de Finanças Pessoais

Como organizar o orçamento familiar – 5h
Como Fazer Investimentos – Básico – 5h
Como Planejar a Aposentadoria – 5h – EM BREVE!

Cursos na área de Sustentabilidade

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão – 5 h
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental – 5 h

Cursos de Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo

Cursos Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores

Cursos em diversas áreas de conhecimento

Balanced Scorecard – 5 h
Intermediação em Investimentos Financeiros – 5 h
Contratação de Trabalhadores – 5 h
Fundamentos da Gestão de Custos – 5 h
Motivação nas Organizações – 5 h
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional – 5 h
Introdução à Administração Estratégica – 5 h
Relevância das Questões Ambientais – 5 h
Produto, Marca e Serviços – 5 h
Fundamentos da Gestão da TI – 5 h
Gerenciamento do Escopo de Projetos – 5 h
Qualidade em Serviços – 15 h
Ciência e Tecnologia – 15 h
Diversidade na Organização – 15 h
Ética Empresarial – 15 h
Recursos Humanos – 15 h

Cursos na área de Direito

Argumentação Jurídica – 5 h
Aspectos gerais da arbitragem – 5 h (NOVO!)
Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário – 5 h
Condutas anticompetitivas – 5 h (NOVO!)
Direitos Autorais e Sociedade – 5 h (NOVO!)
Gestão do Poder Judiciário – 5 h
Introdução ao Direito Imobiliário – 5 h
Investigação Criminal e Instauração da Ação Penal – 5 h
O Juiz e a Ética – 10 h
Patentes e bases legais – 5 h (NOVO!)
Reforma do CPP – 10 h
Solução de Controvérsias Privadas – 5 h (NOVO!)

Cursos na área de Metodologia

Conhecimento, Saber e Ciência – 5 h
Espaço da Universidade na Sociedade – 5 h

Cursos para professores do Ensino Médio

Filosofia – 30 h
Sociologia – 30 h

Link dos Cursos

Um abraço e até a próxima

Divulgue este artigo!

 

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/fundacao-getulio-vargas-oferece-37-cursos-online-gratis

85 cursos online grátis da Fundação Bradesco que você deveria conhecer

Hoje tornou-se obrigação ter cursos profissionalizantes  para se conseguir um bom emprego, e a Fundação Bradesco oferece ótimos cursos de forma gratuita. Basta apenas ter acesso a internet.

O Bradesco acredita que o conhecimento é um dos instrumentos de eficiência corporativa e desenvolvimento social.

Este espaço tem o propósito de ampliar as ações educacionais e de capacitação para o trabalho. Nele você encontrará alguns cursos que fazem parte do cotidiano, com acesso livre e gratuito:

Clique aqui para visualizar todos os cursos oferecidos pela Fundação Bradesco

Compartilhe este artigo com seus amigos!

 

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/85-cursos-online-gratis-da-fundacao-bradesco-que-voce-deveria-conhecer-2