Seminário discutiu novos caminhos do eSocial

Cumprindo com a função de prestar informações que colaborem com o melhor preparo e a otimização da gestão interna das empresas, a ABIMAQ, em conjunto com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), promoveu o Seminário social, no dia 16 de fevereiro, na sede da ABIMAQ.

Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, na abertura do evento, externou a preocupação da ABIMAQ em esclarecer as empresas sobre o eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Para o vice-presidente do Conselho de Administração da ABINEE, André Saraiva, o trabalho em conjunto com a ABIMAQ endossa a expressão “juntos somos mais fortes” e proporciona a unificação do conhecimento: “Durante este ano, convocaremos reuniões objetivando a troca da experiência, o aprimoramento dos nossos conhecimentos e a maior agilidade nos processos no que tange às relações de trabalho e outros temas que porventura façam parte da nossa pauta”.

O eSocial

O auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Paulo Roberto Magarotto, iniciou sua palestra explicando sobre o conceito do eSocial e os entes participantes do sistema – Receita Federal (RFB), Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Previdência Social (MPS).

“O eSocial é um projeto de grande vulto, que vai automatizar o processo, e as empresas precisam estar preparadas para essa mudança”, destacou Magarotto, esclarecendo que “atualmente, as empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações, como GFIP, FGTS, CAGED, RAIS, RFB, PPP, CAT e Registro do Trabalhador. Para facilitar o processo e prestar informações com mais qualidade, foi criado o eSocial, banco de dados que substituirá todas as obrigações por uma única obrigação acessória”.

Como parte integrante do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), o eSocial exigirá que todos os contratantes de mão de obra remunerada enviem à Administração Pública Federal, por meio de um único documento digital, todas as informações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e tributárias relativas aos seus trabalhadores, sendo que esses dados estarão disponíveis para acesso e consulta aos órgãos competentes.

Ao final das apresentações, o público presente enviou perguntas que foram respondidas pelos palestrantes.

Implantação

Setembro de 2016: Empresas com faturamento em 2014 superior a R$ 78 milhões. Exceto eventos SST: Janeiro de 2017

Janeiro de 2017: Todos os demais, inclusive: ME, EPP, MEI, Segurado Especial, Produtor Rural PF, através de Sistema Simplificado. Exceto eventos SST: Julho/2017

Para mais informações, acesse: www.esocial.gov.br

Fonte: http://www.mundorh.com.br/seminario-discutiu-novos-caminhos-do-esocial/

Engajar pela Cultura é o melhor caminho

Por Rogério Chér

Estar engajado significa ter alto nível de comprometimento em longo prazo com alguém ou alguma coisa, sentir-se compromissado de corpo e alma. Em momentos turbulentos, o tema fica mais relevante para a Liderança, que não espera outra coisa senão pleno engajamento das pessoas com a organização. Mas como se chega lá?

Planos agressivos de remuneração e incentivos são uma alternativa, porém estreita pelo custo e duvidosa pelo impacto. Tanto a literatura quanto a prática evidenciam que se engaja mais e melhor quando se tem autonomia, aprendizagem contínua e senso de propósito. Mas minha experiência sinaliza outra alternativa sólida para engajamento: a Cultura Organizacional.

O primeiro passo é decodificar o DNA da empresa – da forma mais autêntica possível – por meio do Propósito, da Missão, da Visão e dos Valores. O Propósito é o por quê, a razão de ser da empresa, algo capaz de capturar mentes e corações. Não diz o que a empresa faz, mas porquê ela existe e qual impacto deseja causar no mundo. A Missão pressupõe o que é preciso fazer agora, o que é mais prioritário no momento, com base na estratégia em curso. A Visão enseja o que podemos ser no futuro, caso possamos viver na prática nossa Missão, inspirados por algo maior, que é o Propósito. Os Valores dão conta do que é essencial para nós, aquilo que desejamos preservar a todo custo, o que direciona nossas ações e escolhas.

Alinhar as pessoas com a Cultura desejada é alternativa eficaz de engajamento. O alinhamento entre indivíduos e Organização em Valores e Propósitos, Missão e Visão de Futuro será sempre o melhor caminho para alcançar comprometimento de corpo e alma.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE.

autor_rogerio_cher

Fonte: http://rogeriocher.com.br

16/03 – Nosso Encontro de Março – Adequação à NR 12 com Redução de Custos

16/03/2016 (quarta-feira) das 08h30 às 12h30

Local: Fagor Ederlan
Av. Nicolau Cesarino, 2297  – Extrema – MG (Próximo à Rodoviária)

ENCONTRO COM PRESENÇA LIMITADA DE 40 PESSOAS
Obs: Chegar com antecedência para o credenciamento obrigatório na portaria da Empresa.

08h30 – Credenciamento
a
09h00 – Apresentação Geral do Plano de Ação de Adequação à NR 12 com Redução de Custos
09h30 – Confecção de Material de Capacitação dos Trabalhadores na NR 12
a
10h30 – Café de relacionamento.
11h00 – Abordagens aos Fabricantes
11h30 – Encerramento.
a
PÚBLICO A QUEM SE DESTINA ESTE ENCONTRO:
Líderes e Gestores (Diretoria, Gerência e Chefias de Departamentos), Profissionais de Segurança do Trabalho e Associados do Clube de RH.

IMPORTANTE:
A efetivação da inscrição de não associados estará sujeita à disponibilidade de vagas na última semana de inscrição.

Quarta-feira, 16/03/2016 das 08h30 às 11h30

Contamos com a sua presença!

INSCREVA-SE AQUI!