O Método S.M.I.L.E. – Sorrir ainda é o melhor Negócio

Por Marcelo Pinto

Enfim, para que possamos usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo Sorriso no ambiente de trabalho é que criei o Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor, de forma a termos um procedimento objetivo e claro para inserirmos o lazer e a descontração no trabalho de maneira responsável, visando minimizar e até mesmo reduzir os problemas de assédio moral, por conta das brincadeiras de mau gosto.

 

Antes porém, é importante que tenhamos sempre em mente o equilíbrio e o bom senso nestas ações, não devendo a empresa procurar por implantar 100% de descontração, mas também não deixar que prevaleça o mau humor em seu ambiente corporativo.

 

Nesta fase do método conheceremos o primeiro estágio (S = Sorria) que trata da importância e os objetivos do Riso para nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

 

As pessoas estão rindo cada vez menos. O mau humor continua imperando no ambiente de trabalho. Mas felizmente, tenho visto nesta minha caminhada em centenas de palestras, que as empresas começam a ver o bom humor como uma competência altamente valorizada, incentivando-a entre seus Colaboradores, como uma forma positiva de agregar o grupo, obtendo dele melhores resultados, tanto no nível pessoal, como profissional.

 

Mas com frequência as pessoas me perguntam: “Ok, Marcelo, então como eu faço para rir se não tenho motivos?”. Eu respondo: Não se preocupe muito com isso não, pois tenho uma boa, ou melhor, uma excelente notícia para você, que se identifica com as razões acima: Não precisamos de motivos para rir! Como o riso é uma atividade física aeróbica intensa, basta termos a vontade ou necessidade de rir, que podemos fazê-lo, apenas forçando uma risada. Isso mesmo! Podemos forçar a risada, assim como forçamos a atividade física aeróbica, mesmo quando estamos com aquela preguiça de nos exercitarmos. Basta soltar um: ah ah ah, eh eh eh, ou qualquer outra vogal com a qual se identifique para gargalhar.

 

Tanto que o cientista e professor norte americano Robert Provine, nos apresenta uma comparação, apenas para percebermos o poder aeróbico da risada:

•          Cinco minutos de boas gargalhadas equivalem à quarenta e cinco minutos de exercícios físicos aeróbicos;

•          Rir cem vezes ao dia equivale a remarmos por dez minutos;

•          Rir por seis horas é o mesmo que nadarmos quatrocentos metros ou corrermos por vinte minutos.

 

É claro que se rirmos por seis horas sem parar, cairemos duros no chão, pois a atividade é intensa, mas este comparativo nos mostra o quão poderosa é a atividade física aeróbica quando damos boas gargalhadas.

 

Uma outra questão que torna esta nova opção de exercício aeróbico muito importante, é que o nosso cérebro não diferencia o riso imotivado do riso natural. Para ele é tudo risada. Sendo que os benefícios físicos obtidos com o riso e ainda mais com a gargalhada, mesmo que imotivadas, são os mesmos, fisiologicamente falando, pois psicologicamente, sabemos que o riso imotivado pode desencadear alguns problemas psicológicos indesejados.

 

Então, sorria e ria com mais frequência e usufrua dos inúmeros benefícios que esta atividade proporciona para nossa saúde, tais como:

•          o Cérebro produz Endorfinas, que têm um poder analgésico e anestésico muito superior que a própria morfina;

•          o Pulmão inspira e expele o ar em grande velocidade, ajudando a oxigenar o nosso corpo por inteiro, nos proporcionando pensar com maior clareza e criatividade;

•          o Coração bombeia o sangue com muito mais vigor, fortalecendo as artérias e músculos cardíacos;

•          nosso Sistema Imunológico se fortalece com o aumento na produção de Imunoglobulinas do tipo A, que é a nossa primeira linha de defesa contra diversas doenças virais e bacterianas; dentre inúmeros outros benefícios.

 

E tudo isso conseguimos mesmo forçando a risada, de início, sendo ao final contagiados por conta dos neurônios espelho, passando a usufruir de um riso verdadeiro, que o nosso cérebro assim o entende.

 

E com base nessa premissa, numa praça em Mumbaí, na Índia, em março de 1995, o médico indiano Dr. Madam Kataria, criou o movimento mundial dos Clubes do Riso, no qual as pessoas se reúnem apenas para rir, sem qualquer motivo. Tanto que o lema deste movimento é “Finja, Finja, até que Atinja”, ou seja, finja que você está rindo que ao final você estará rindo com vontade.

 

Hoje temos mais de oito mil Clubes do Riso, espalhados por mais de 70 países, estando presente no Brasil desde 2007 em Belo Horizonte e desde 2009 em São Paulo, quando fundei o Clube da Gargalhada de São Paulo.

 

Mas devemos reconhecer que não se vive só de risadas e que apenas o Sorriso por si só não resolve. É bem verdade que excesso de amabilidades, alegria e diversão sem objetividade, causa irritação. Temos de ser competentes no que fazemos. Vale dizer que não será só pelas saudáveis e respeitosas risadas que conseguiremos tornar nossas empresas mais bem humoradas.

 

Sabemos que toda e qualquer mudança deve começar primeiro em nós mesmos. Então se queremos trabalhar numa empresa bem humorada, devemos nos tornar, primeiro, pessoas bem humoradas, sendo o sorriso um dos seus mais importantes gatilhos. Mas para isso é necessário que haja uma mudança interna de Atitude e assim fica a deixa para o meu próximo artigo, quando trataremos da segunda fase do Método S.M.I.L.E.

 

 

 Feira do Empreendedor Sebrae 2015

Marcelo Pinto, o Palestrante do Bom Humor e filantropicamente conhecido como Doutor Risadinha, é Advogado Trabalhista e Gestor de RH, estando à frente da MP Assessoria Empresarial. Gelotólogo e Autor dos livros “Sorria, você está sendo curado” (Ed. Gente) e “O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho” (Ed. Ser Mais). Mantenedor do site www.palestrantedobomhumor.com.br e do blog Espaço do Riso http://doutorrisadinha.blogspot.com.

Cinco dicas para exercitar o pensamento crítico

Gostaríamos de compartilhar com você uma matéria que foi publicada no Estadão de uma entrevista com a Profa. Dra. Giedre Vasiliauskaiteé, que é professora regular da Rotterdam Business School.

A matéria fala sobre os desafios dos profissionais na sociedade contemporânea, sobretudo em tempos de crise, e oferece Cinco dicas para exercitar o pensamento crítico.

1. O que é o pensamento crítico em termos de habilidade profissional?
2. Como o pensamento crítico é abordado na sala de aula, no currículo de um curso?
3. Como um profissional, em qualquer carreira, desperta e desenvolve o próprio pensamento crítico?
4. É possível obter material para exercitar pensamento crítico em situações do dia a dia, como ao trocar impressões sobre um filme?
5. Na sua opinião, qual é o melhor exercício de pensamento crítico?

Clique aqui para ler a matéria completa.

Em tempo: Já se inscreveu em nosso Fórum de Liderança que acontecerá no dia 10/06 em Atibaia? Veja mais detalhes em http://www.clubederh.com.br/?p=1794 e consulte condições diferenciadas para sua participação nesse evento imperdível.

 

10/06 – Palestra: “Tendências da Liderança e Desafio dos Líderes” com o Prof. Joel Dutra

Local: ELDORADO ATIBAIA ECO RESORT
Atibaia – SP

“Tendências da Liderança e Desafio dos Líderes”

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF. 

Objetivo:

Estimular os participantes a refletir sobre os desafios da liderança na organização contemporânea

Tópicos:

Desafios Presentes e Futuros
Líder x Gestor
Resignificando a Liderança
Desenvolvimento de Lideranças

Palestrante: Joel de Souza Dutra, Professor-Livre Docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na Fundação Getúlio Vargas FGV-SP e doutorado na FEA-USP; Coordenador do Programa de Gestão de Pessoas – PROGEP/FIA-FEA-USP e Vice Coordenador do Curso MBA/RH; Atuação como do consultor em gestão de pessoas para as principais empresas país; Implantação de sistemas de gestão de pessoas com base em competência em mais de 250 empresas no país (setores público, privado e terceiro setor); Diretor-Instituidor da Growth Consultoria Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

Principais publicações:
Avaliação de Pessoas na Empresa Contemporânea – 2014 – Ed. Atlas;
Desafios na Gestão de Carreiras – 2013 – Ed. Atlas;
Remuneração e Recompensas – 2012 – Elsevier;
Gestão de Pessoas: Práticas Modernas e Transformações nas Organizações – 2010 – Ed. Atlas;
Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea – 2009 – Ed. Atlas;
Gestão de Pessoas: Desafio Estratégicos das Organizações Contemporâneas -  2009 – Ed. Atlas;
Competências: Conceitos, Métodos e Experiências – 2008 -  Ed. Atlas;
Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna – 2004 – Ed. Atlas;
Gestão de Pessoas – 2002 Ed. Atlas;
As Pessoas na Organização – 2002 Ed. Gente;
Gestão por Competência – 2001 – Ed. Gente;
Administração de Carreiras – 1996 – Ed. Atlas.

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF.

10/06 – Palestra: “A Gestão por Valores com foco em Liderança” com Carlos Legal

Local: ELDORADO ATIBAIA ECO RESORT
Atibaia – SP

“A Gestão por Valores com foco em Liderança”

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF.

 

 

Sinopse:

Num cenário de crescente complexidade e mudanças, as organizações precisam colocar no centro de suas atividades os valores e a relação entre as pessoas para o desenvolvimento sustentável. A preparação dos lideres como embaixadores dos valores organizacionais torna-se fundamental para garantir a realização do propósito e perpetuidade das organizações.

Tópicos:

O que são valores?
O valor dos valores
Valor não é garantia de ação
A função dos valores para uma organização
As categorias de valores
Transformando valor em virtude

Palestrante: Carlos Legal, consultor, palestrante e coach desde 2000, atuando em temas como liderança, gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho. Graduado em administração de empresas com pós-graduação em gestão estratégica do conhecimento e da inovação. É docente de MBA na FGV-SP.

 

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF.

10/06 – Palestra: “Razão e Emoção – Fatores para a mudança comportamental” com Tom Coelho

Local: ELDORADO ATIBAIA ECO RESORT
Atibaia – SP

“Razão e Emoção – Fatores para a mudança comportamental”

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF.

Objetivo:

Apresentar aos participantes uma reflexão sobre como elevar o comprometimento das pessoas e alcançar melhores resultados a partir do envolvimento emocional.

Conteúdo programático:

Descartes, fundador da filosofia moderna, dizia “Penso, logo existo”. De fato, a racionalidade que advém do conhecimento, do pensamento e da reflexão é aspecto primordial. Porém, como alertou Jean-Jacques Rousseau, “Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz”. Isso significa que comprometimento, engajamento e ação efetiva somente são possíveis quando há envolvimento emocional.

Palestrante: Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM e Economia pela USP, tem especialização em Marketing e em Qualidade de Vida no Trabalho, além de mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.
Foi executivo, empresário, secretário geral do IQB/ INMETRO, diretor do Simb/Abrinq e VP da AAPSA. Atualmente é professor de pós-graduação, conferencista, escritor com artigos publicados em 17 países, diretor da Lyrix Desenvolvimento Humano, da Editora Flor de Liz, do NJE/CIESP e CJE/FIESP, além de Conselheiro do Consocial/FIESP. É autor dos livros “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento”, “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” e coautor de outras seis obras.
Ministra palestras e treinamentos com foco em gestão de pessoas (qualidade de vida, segurança no trabalho, liderança) e gestão de negócios (empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico). Indicado ao Prêmio Top of Mind de RH 2015.

Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.

Visite www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.

Acesse nossa breve pesquisa e o material compartilhado em PDF.

10/06 – IV Fórum de Liderança do Clube de RH

10/06/2015 (quarta-feira) das 08h00 às 12h30
Local: Eldorado Atibaia Eco Resort
Rodovia Dom Pedro I (SP 65), km 75,5, s/n – Estância Parque de Atibaia, Atibaia – SP (Acesse o mapa aqui)

Programação

08h00 – Credenciamento e Café de Boas Vindas aos Participantes

08h30 – Boas vindas da Coordenação
Recados gerais sobre o Clube de RH.

09h00 – Palestra: “Tendências da Liderança e Desafio dos Líderes” com o Prof. Joel Dutra.  (Saiba mais e acesse o material compartihado)

10h00 – Palestra: “Razão e Emoção – Fatores para a mudança comportamental” com Tom Coelho. (Saiba mais e acesse o material compartihado)

11h00 –  Café de Relacionamento 

11h30 –  Palestra: “A Gestão por Valores com foco em Liderança” com Carlos Legal.  (Saiba mais e acesse o material compartihado)

12h30 – Sorteio de Brindes e Encerramento.