CONARH 2016 vai apresentar oito práticas de sucesso em gestão de pessoas

Avon, Deutsche Bank, GE, Johnson & Johnson, Siemens, Sincol, Suzano e Whirlpool: oito empresas, oito cases na gestão do capital humano. Em agosto, seus executivos estarão no CONARH 2016 – 42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas para dar detalhes dessas experiências de sucesso. Saiba quem são eles e os temas que vão apresentar:

Atributos para a construção do Employee Value Proposition
Guilherme Rhinow, diretor de RH da Johnson & Johnson Brasil, vai abordar os passos da empresa na construção de uma estratégia forte de EVP, da identificação dos fatores-chave de atratividade à ativação do EVP no dia a dia.

Manter o equilíbrio e foco da atenção em ambientes de incerteza e complexidade
Cristina Aiach Weiss, diretora de RH para América Latina do Deutsche Bank, contará a experiência da empresa na utilização da meditação Mindfulness como ferramenta para manter o equilíbrio e foco da atenção dos colaboradores.

Como redefinir as prioridades de RH para enfrentar a crise
Andrea Clemente, diretora de RH e Comunicação da Whirlpool América Latina, vai explicar como a empresa redefiniu as suas prioridades no contexto da atual crise econômica e analisará as prioridades do RH nesse novo cenário.

Transformação cultural: Um olhar para futuro
Carlos Alberto Griner, diretor executivo de RH da Suzano Papel e Celulose, comentará o processo de transformação da cultura da companhia para responder com inovação aos desafios impostos pelo dinamismo do mercado.

Ética nas organizações
Reynaldo Goto, diretor de Compliance da Siemens, abordará como a ética evoluiu no mundo corporativo nos últimos tempos e, em especial, fará uma análise do case da Siemens em relação a essa questão.

Como prevenir e enfrentar as questões mentais e emocionais na empresa
Sérgio Geraldo Matoso de Lima, gerente de RH da Sincol, e Alberto Ogata, diretor do IAWHP – International Association of Worksite Health Promotion, tratarão do programa de gerenciamento do estresse desenvolvido na empresa.

Constelação Organizacional e a evolução do modelo de RH na GE
Ana Lucia Caltabiano, vice-presidente de RH da GE para América Latina, vai compartilhar a experiência de intervenção no ambiente organizacional a partir dessa nova metodologia.

Como o RH pode fazer a diferença no momento de crise
Marcio Fabiano, business partner para Supply Chain e Relações Trabalhistas da Avon Cosméticos, exporá como a empresa reduziu custos em um cenário inflacionário sem repassá-los aos clientes ou fazer demissões.

Promovido pela ABRH-Brasil em parceria com a ABRH-SP, o CONARH 2016 acontece de 15 a 18 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Confira a programação completa aqui.

Fonte: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/noticias/conarh-2016-vai-apresentar-oito-praticas-de-sucesso-em-gestao-de-pessoas/

Agenda Expo ABRH: http://www.conarh.com.br/agenda/?filtro=tipo&valor=Palestra%20da%20EXPO%20ABRH

 

A Gestão do Conhecimento nos atuais tempos de crise

Por José Renato Santiago

Considerado um dos temas mais promissores do começo do século XXI, a gestão do conhecimento surgiu forte no cenário corporativo brasileiro por conta da abordagem única sobre questões muito relevantes, que há muito pairavam como dúvidas inquietantes nas cabeças de muitos profissionais. Uma delas dizia respeito à definição de ‘trabalhador do conhecimento’, um resgate ao que já havia citado, fazia mais de décadas, por Peter Drucker. Outras tinham relação com os conceitos de espiral do conhecimento, potencializados pelos pesquisadores nipônicos Nonaka e Takeuchi. Por fim, o capital intelectual tão bem conceituado por Thomas Stewart. Através de estudos muito bem fundamentados, o tema se aderiu perfeitamente aos desafios do novo século, ainda mais por conta de sua, tão decantada, multidisciplinaridade.

A partir daí, acreditava se que a responsabilidade pela implantação de iniciativas voltadas à gestão do conhecimento seria compartilhada pelas diversas áreas, e profissionais, presentes em uma empresa. Inegável acreditar certo fascínio nisso, ainda que alguns poucos ainda acreditassem ser mais um tema a ficar restrito aos muros das áreas de recursos humanos, junto aos seus vários programas de treinamento, de capacitação e, até mesmo, de gestão por competências.

Logo, no entanto, se tornou evidente que os desafios de compartilhar conhecimentos, de diferenciar e estruturar os meios em prol de se potencializar a construção do conhecimento tácito e do registro do conhecimento explícito, bem como da criação de um processo de lições aprendidas e de comunidades de práticas, apenas para citar alguns deles, certamente estavam presentes junto a todos os níveis hierárquicos de uma organização, nas mais diversas disciplinas e justamente por isso, de tamanha relevância por conta do atendimento de três metas essenciais que desde sempre estão presentes no mundo corporativo: fazer melhor, com maior rentabilidade e dentro do melhor planejamento, em suma, os vértices do triangulo formada por qualidade, custo e tempo.

Inadvertidamente, no entanto, durante algum tempo, como se em uma tentativa preventiva de fugir de eventuais amarras das demandas das áreas de recursos humanos, o tema gestão do conhecimento se aproximou perigosamente das soluções tecnológicos, como se estivesse inserida aos escopos dos inúmeros pacotes de sistemas ERP, portais corporativos, gerenciadores de documentos e outros tantos. Chegou se, até mesmo, a serem oferecidos softwares voltados para gerenciar conhecimento. Muito mais que um equívoco, doloso ou não, a miopia conceitual provocou danos ao tema, que até hoje, persistem e, inegavelmente, causam certos incômodos.

Muitas organizações ainda sofrem da criticidade maior vivida por conta de erros na gestão de seus conhecimentos e de seus colaboradores, e costumam ter certeza disso, quando notam a fragilidade, necessária por conta da redução de custos, tão presente em tempos menos promissores, de substituir profissionais experientes, mais bem remunerados, por outros, mais em conta, que ainda que possuam vasto arcabouço de conhecimento teórico, se mostram incipientes ao aplicá-los no dia a dia. São nestes momentos, que se evidencia a importância do tema que possui relevância mais que estratégica, uma vez que sua ausência tem soado tal qual um canto do cisne para muitas das empresas que lutam com forças quase sobrenaturais para sobreviverem.

A boa notícia nisso tudo, é que a incrível elasticidade do tema permite sua adoção, de forma prática e com resultados mensuráveis, desde que implantada de forma séria, estruturada e com os pés no chão.

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04/08 – São Paulo – CIEE – Seminário: “A convivência entre gerações no ambiente corporativo”

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, convidam para o Seminário: “A convivência entre gerações no ambiente corporativo”.

DATA E HORA:
04/08/2016 – 5ª feira – Horário:08:30
LOCAL:
ESPAÇO SOCIOCULTURAL – TEATRO CIEE (PRINCIPAL)
RUA TABAPUÃ, 445 – ITAIM BIBI-SÃO PAULO

Acesse aqui o folder eletrônico e ficha de inscrição online

 

Sistema FIEMG – Boletim Tributário Nº 54

Nº 054

SIMPLES NACIONAL – ICMS

Antecipação do Imposto

 

Pela relevância e considerando a publicação do Decreto nº 47.013/2016, em junho de 2016, reiteramos a necessidade de recolhimento do ICMS antecipação devido pelas Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte quando da aquisição de mercadorias em operações interestaduais.

Conforme dispõe o parágrafo 14 do artigo 42 do Regulamento do ICMS de Minas Gerais, o contribuinte enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional que receber em operação interestadual mercadoria para industrialização, comercialização ou utilização na prestação de serviço fica obrigado a recolher, a título de antecipação do imposto, o valor correspondente à diferença entre a alíquota interna e a alíquota interestadual, observado o disposto no inciso I do § 8º e no § 9º do artigo 43 do mesmo Regulamento.

Lembramos que o contribuinte que descumprir o dispositivo legal em comento estará sujeito às penalidades previstas nos artigos 53 a 57 da Consolidação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais (Lei 6.763/1975).

09/08 – São Paulo – ABRH/SP – RH Sr – Palestra e Workshop

A ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – São Paulo) e o Sistema Boog de Consultoria estruturaram o projeto RH Sênior, alinhado com a crescente maior longevidade em nosso país, trazendo valorização da dimensão humana dos idosos e resultados organizacionais, em que ganham todos: a organização, os idosos e a sociedade.

Acesse aqui o Folder Eletrônico e  o formulário de inscrição online

A primeira etapa do RH Sênior é a Partilha de RH, que visa apoiar gestores e profissionais de RH a definirem e agirem na preparação de novas fases de carreira, no pós-aposentadoria. Para tanto haverá:

·         Palestra “Mais velhos, mais sábios”, no dia 9/agosto das 14 às 15h30 (Saiba mais) 

·         Workshop   “Partilha de RH”, voltado a um grupo de até 15 pessoas, estruturado para os participantes trocarem suas vivências, desafios e oportunidades na fase idosa, em 8 reuniões semanais às 4as. feiras, das 14 às 16h, de 10/agosto a 5/outubro (Saiba mais)

Mais informações também no link http://rhcentral.com.br/conteudo/noticias.php?cod_noticia=14740

 

 

Sistema FIEMG – Informações sobre oportunidades de negócios

 

OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO

O Sistema  FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por intermédio do Centro Internacional de Negócios gostaria de comunicar às empresas mineiras e sindicatos algumas informações estratégicas sobre o interesse dos países em importar determinados produtos brasileiros.

 

As oportunidades de negócios contemplam os setores de alimentos, bebidas, transporte, máquinas e equipamentos, mineração e metalurgia.

 

Segue tabela apresentando o país/região e seus produtos de interesse:

 

PAÍS/REGIÃO

PRODUTO

Austrália

Aço

 

Chile

Água

Amaranto em flocos

Cachaça

Cerveja

Chocolate

Derivados de lácteo

Fibra de maracujá

Óleo de soja

Pão de queijo

Produtos orgánicos

 

Irã

Bombas elétricas

Geradores

Veículos

 

Oriente Médio

Açúcar do coco

Geradores

Pasta de knoa

 

Portugal

Café

 

Para informações sobre o contato das empresas estrangeiras e demais esclarecimentos, favor entrar em contato pelo telefone: (31) 3263-4732 ou cin@fiemg.com.br

*Informamos que a FIEMG está apenas repassando as informações e não se responsabiliza pelo sucesso da negociação.

 

25/08 – Nosso Encontro de Agosto/2016 – Palestra: Match de Carreira com Monique Leme – Clube de RH

25/08/2016 (quarta-feira) das 18h00 às 20h00
Local: UNIMED SUL MINEIRA (Centro de Especialidades Unimed Sul Mineira)
Rua Vereador José de Oliveira, 51 – 5º andar – Jardim São Cristóvão – Extrema – MG (ao lado do Hospital São Lucas)
(Acesse o mapa aqui)

Programação

18h00 – Credenciamento e Café de boas vindas da Coordenação

18h15 – Recados gerais sobre o Clube de RH.

18h30 – Palestra: Match de Carreira com Monique Leme (Saiba mais)

20h00 – Sorteio de Brindes e Encerramento.

 

Quarta-feira, 25/08/2016 das 18h00 às 20h00

 

Contamos com a sua presença !

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25/08 – Palestra: Match de Carreira com Monique Leme

Local: UNIMED SUL MINEIRA (Centro de Especialidades Unimed Sul Mineira)
Rua Vereador José de Oliveira, 51 – 5º andar – Jardim São Cristóvão – Extrema – MG (ao lado do Hospital São Lucas) [Como chegar]
Data: 25/08/2016 – Horário Especial: das 18h00 às 20h00

 

Palestra: MATCH DE CARREIRA

 

Objetivos:

 Promover uma reflexão juntamente com os profissionais de RH sobre práticas para preparar os gestores / líderes e jovens profissionais, por meio de uma gestão integrada da carreira e desenvolvimento das organizações.

 

 

Programa:

Baseado em estudos e tendências do mercado atual abordaremos como podemos ter o MATCH DE CARREIRA ideal, que atenda as expectativas de carreira / propósito de vida dos profissionais; alinhados aos valores, cultura e missão das organizações.

▪ Evolução do Mercado de Trabalho e da Gestão de Carreira
▪ Autoconhecimento x Cultura / Valores empresa
▪ Trajetória profissional e significado no trabalho
▪ Resultados das Empresas = Match Carreira = Alta Performance

 

 

Monique Leme

Sócia Fundadora da CodexRH.

Experiência de mais de 22 anos concentrou-se em Atração e Desenvolvimento Organizacional, Carreira e Coaching, tendo atuado em empresas como: AVON, Editora Abril, Cia. Suzano, Bayer, Grupo Fleury e KPMG.

Psicóloga com pós-graduação em Administração de Empresas, Especialização em Human Resources pela Harvard University e MBA Executivo em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP/FIA), tem, ainda, formação Internacional em Coaching Integrado – ICI, certificação MBTI pela Saad Philipelli e Entrevista por Competências – DDI.

 

 

Acesse a programação completa e faça a sua inscrição aquí.

 

 

 

 

 

Desafios do profissional de RH

Por Francisco Arean

Investem em tecnologia e esquecem de aplicar recursos na capacitação de seus colaboradores. Este é um dos maiores erros – se podemos chamar assim – da maioria das empresas mundiais. Mas eles ignoram que a maior riqueza e o maior patrimônio são os profissionais.

Os problemas já começam na hora da contratação. Muitas organizações não possuem critérios neste momento e, muitas vezes, compram “gato por lebre”, por não haver definição clara de perfis de cargo.

Muitas empresas, atualmente, crescem de forma desestruturada, causando anomalias organizacionais e normalmente pagam preços altos por isto. Os profissionais passam o sentimento de estarem na organização por falta de opção e não por opção, não havendo comprometimento dos mesmos com o resultado da organização.

Outro erro muito cometido é a empresa não definir metas por cargo ou função e indicadores de performance. Isso faz com que o profissional fique perdido, sem saber qual caminho traçar para suas atividades e para sua carreira.

Temos empresas que, de alguma maneira, se preocupam em capacitar seus profissionais. Elas investem em treinamento e desenvolvimento, mas cometem um erro gravíssimo: não traçam objetivos claros e os resultados esperados, causando a impressão de se estar jogando dinheiro fora.

O mais comum é ela não conseguir reter colaboradores com desempenho diferenciado. Isso podemos dizer que deve-se muito aos líderes, que não conduzem sua equipe para os objetivos organizacionais por não estarem preparados para isto. Os líderes não realizam seu principal papel que é o de desenvolver pessoas; pagam muito para quem trás poucos resultados e pouco para os que fazem a diferença, por não ter uma política salarial clara, assim causando insatisfação na empresa.

Estes problemas tornam-se um circulo vicioso – não se sabe onde começa e muito menos onde termina, e colocam a longevidade das empresas em risco. Percebemos quantos campos de oportunidade existem para os profissionais de Recursos Humanos (RH).

No entanto alguns somos vistos como: administrador de rotinas; importantes pela relação de confiança; resistentes a mudanças; poucos flexíveis; inseguros; acomodados; visão focada em redução de custos.

Os profissionais de RH que têm obtido sucesso nos seus resultados na organização são aqueles que sabem pensar e atuar estrategicamente, que possuem pleno conhecimento do negócio da empresa; exercem a função de consultor interno; éticos; são verdadeiros parceiros de seus clientes internos; estabelecem metas e objetivos; buscam alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos pessoais dos colaboradores da empresa; medem resultados; sabem aprender a aprender.

Afinal, o importante é saber que trem está na estação e se não pegá-lo, talvez não consiga alcançá-lo nunca mais.

Francisco Arean estará conosco no dia 13/07/16 com a Palestra: “Consultoria Interna de RH: relatos, reflexões e desafios” – Saiba mais.

Fonte: http://www.viveiros.com.br/site/index.php/artigos/desafios-do-profissional-de-rh-2/